Para ter um corpo saudável, ele precisa que todos os seus nutrientes - tais como vitaminas e minerais - estejam em dia. Afinal, elas são combustíveis para que nosso organismo realize todas as funções necessárias, desde as menores (a nível celular), até as mais perceptíveis, como o bom funcionamento dos órgãos.

Hoje, iremos falar sobre uma vitamina muito importante e que deve fazer parte da sua atenção rotineira: a vitamina B12! Entenda mais sobre ela e descubra quais os sintomas da falta da vitamina B12 e como repor esse importante nutriente. 

O que é vitamina B12?

Você também vai se deparar com o nome cobalamina, outra denominação para a vitamina B12. Os estudos sobre ela se iniciaram lá na década de 40, quando os cientistas “descobriram” a presença da substância no organismo.

Um fato interessante sobre esse nutriente, é ser a única vitamina (de todos as outras do complexo B) que o organismo consegue absorver e reter em grande quantidade, sendo armazenada pelo fígado. Em sua molécula, também é presente o cobalto.

Ela é considerada uma das mais complexas e com cadeia longa, uma vez que além de vitamina, também atua como coenzima. Ou seja, ela também age como catalisadora em diversas reações, tornando-as mais ágeis. Incrível, não?

Por sua complexidade, sua absorção e aproveitamento passa por muitas etapas. Ao ser ingerida, é metabolizada pelo corpo - uma vez que é hidrossolúvel. Ao ser quebrada, é absorvida pelo intestino delgado e metabolizada pelo fígado. Ufa, que caminho mais longo, não?

E para que serve Vitamina B12?

Já demos um pequeno spoiler mais acima, então, esse é um nutriente fundamental para o metabolismo energético, atuação em células e proteção do sistema nervoso central. Logo, ela tem um papel muito relevante na prevenção de doenças crônicas, que vamos abordar mais a frente.

No que se tange ao metabolismo energético, agindo como coenzima, máxima a conversão dos alimentos e demais nutrientes, auxiliando na produção e disponibilização de energia para o corpo. Enquanto nas células, auxilia na replicação e proteção, especialmente nas hemácias e neurônios.

Outras funções atribuídas a vitamina B12, estão na manutenção do bom funcionamento do sistema cardiovascular, recuperação da imunidade e síntese do DNA.

 

Quais são os principais sintomas da falta de vitamina B12?

A vitamina B12 é muito importante para a saúde e diversos processos básicos do nosso organismo. Quando ocorre a deficiência do nutriente, a curto e longo prazo, os danos podem ser catastróficos e gerarem problemas crônicos. Abaixo, separamos os principais sintomas:

1 - Falta de energia e cansaço

Por ser um grande estimulante do metabolismo energético, a falta da vitamina pode prejudicar a capacidade do organismo de produzir e distribuir energia. Com isso, o corpo fica mais cansado e exausto.

Além disso, nosso sangue não consegue transportar oxigênio pelo corpo, uma vez que a produção dos glóbulos vermelhos está prejudicado - levando a quadros como anemias. Como consequência, ocorre uma diminuição na massa muscular e fraqueza recorrente.

2 - Problemas neurológicos

O sistema nervoso precisa da atuação da B12 para produzir a mielina - substância que recobre os neurônios e acelera a transmissão dos impulsos nervosos. Por isso, a falta de vitamina B12 gera uma série de neuropatias graves, como falta de equilíbrio e sensação constante de braços e pernas formigando.

Obviamente que tonturas e formigamentos são comuns, ocorrem por motivos não tão perigosos, como ficar muito tempo sem comer ou levantar rápido demais. Entretanto, se esses sintomas são recorrentes e sem explicação lógica, ligue o sinal de alerta!

3 - Consequências cognitivas e no humor

Poucas pessoas sabem, mas a falta da cobalamina está totalmente ligada a sintomas depressivos. Com baixa produção da mielina, corpo cansado e baixa energia, esses sintomas podem estar relacionados à deficiência nutricional, não necessariamente ao transtorno.

Além disso, outros défices são comuns de acontecerem na parte cognitiva: falta de memória, dificuldade em concentrar e confusão constante, são sinais de que o corpo precisa de mais vitamina B12!

Além de todos esses sinais de alerta, vale reforçar que a B12 também age diretamente nos cromossomos de DNA - tanto em sua proteção, quanto na síntese. A deficiência do nutriente pode gerar transtornos ainda mais graves e até mutações que levem a doenças como o câncer.

 

Onde encontrar vitamina B12?

Agora que você já conhece a importância e necessidade da vitamina para a sua saúde, então é preciso saber onde pode encontrar essa maravilha, não é mesmo? Já adiantamos que as melhores fontes sempre são através de uma alimentação balanceada, porém os níveis podem ser potencializados com a suplementação de vitamina B12. Confira:

Alimentos ricos em Vitamina B12

A alimentação balanceada e com todos os grupos alimentares, é sempre o mais recomendado para colocar os seus nutrientes nos níveis certos. É a partir deles que o organismo consegue retirar exatamente o que precisa. 

Ele é mais encontrado em alimentos de origem animal, como o insumos de peixe e também de carne de boi e frango. Além disso, os miúdos, como o coração e fígado, são fontes ricas da B12. Seus subprodutos, como os laticínios e ovos, concentram um bom nível da vitamina. 

Suplementação de vitamina B12

Por ser uma vitamina encontrada especificamente em um grupo de alimentos, como os de origem animal, isso pode gerar facilmente a carência do nutriente. Especialmente para pessoas que são veganas ou vegetarianas, ou que tenham alguma deficiência de absorção. 

Sendo assim, o suplemento é um grande aliado para repor a vitamina e garantir todos os benefícios da Vitamina B12:

  • Importante neuroprotetor;
  • Combate a anemia, uma vez que atua na formação das hemácias;
  • Protege e regenera o DNA;
  • Ajuda no metabolismo energético e melhora a saúde dos músculos e sistema cardiovascular;
  • Melhora a disposição, produtividade e foco;
  • Combate sintomas depressivos.

Uau, quantas vantagens um único nutriente pode trazer para sua saúde, não é mesmo? Então, é preciso contar com o parceiro certo e de qualidade para repor o que seu corpo precisa. Nós indicamos o Belt B12 + Açaí Com Blueberry.

Ele atende em até 414% das suas necessidades rotineiras da B12. Disponibilizada na forma de metilcobalamina, que é a forma mais ativa e biodisponível do nutriente. Isso porque ela não exige a conversão que citamos mais acima, sendo absorvida rapidamente pelo fígado.

Indispensável para repor a B12, nosso suplemento ainda fornece a dose necessária de energia e disposição que você precisa para manter seu dia, por conta da associação com o açaí. Outra grande vantagem, é que dispomos em pastilhas mastigáveis, que facilitam o consumo e ainda tornam o momento saboroso.