Por que devemos nos preocupar quando a libido está baixa?

Por que devemos nos preocupar quando a libido está baixa?

Uma vida sexual ativa, é fundamental para uma boa qualidade de vida e manutenção da saúde. Afinal, o sexo é considerado uma necessidade básica biológica do corpo humano. Porém, é comum ocorrer momentos em que a libido baixa e é preciso ter atenção.

Se você está buscando entender o que causa baixa libido e como esse quadro pode ser revertido, chegou ao local certo! Vamos conferir?

Linha Estimulante Belt Nutrition

O que é libido baixa?

Primeiramente, vamos entender o que é esse termo. Libido nada mais é do que o desejo sexual, a pulsão que motiva a procura do sexo e prazer nas relações. Esse instinto é coordenado pelos hormônios masculinos (testosterona) e femininos (estrogênio).

A intensidade, frequência e oscilações, são comuns ao longo da vida, uma vez que por ser de origem hormonal, a libido é afetada por questões internas do organismo e externas. 

A baixa libido então, ocorre quando o desejo pelo sexo está baixo e isso afeta na vontade e frequência. Basicamente, por mais que a pessoa tente, ela não sente o “tesão” pelo ato, ou sequer consegue realizar porque, biologicamente, os órgãos também não funcionam. Para o homem, ele não consegue ter uma ereção, enquanto para a mulher, não ocorre a lubrificação natural.

Isoladamente, isso não é um problema, afinal, em diversos momentos ela pode estar baixa, mas logo volta ao normal.

O sinal de alerta precisa ser acendido, quando esse problema se torna frequente e duradouro, afetando a saúde sexual, o emocional/psicológico e também a qualidade de vida do parceiro que vem sofrendo com esse problema.

 

O que causa a baixa libido?

Se você está se perguntando como saber se a libido está baixa, basta observar como está seu desejo. Se está tendo dificuldades para ter vontade, prazer ou até mesmo organicamente não está funcional, então sim, você está com baixa libido.

Mas, o que causa baixo libido, quais são os fatores que afetam o desejo sexual e atrapalha a boa qualidade no sexo e na saúde? Tanto para homens, quanto mulheres, as causas são similares. Entretanto, para cada um, o peso de alguns fatores é maior que para o outro, entenda!

 

Causas da baixa libido masculina:

Homens possuem um funcionamento sexual totalmente diferente ao feminino. Tanto fisicamente, quanto em questão de hormônios, o organismo masculino possui suas características próprias. Entenda:

  • Alterações hormonais

Homens tendem a ter menos oscilações hormonais, em comparação às mulheres. A progesterona é o principal hormônio relacionado ao desejo e desempenho sexual. Quando os níveis dele caem consideravelmente, os problemas com a libido passam a ser comuns.

As causas variam muito, porém, processo de envelhecimento, medicamentos que afetam a produção de testosterona, obesidade e altos níveis de estresse, fazem com que o organismo perca sua capacidade de repor o hormônio.

  • Problemas fisiológicos

Situações físicas - como dificuldade de ereção, doenças e outros - afetam diretamente a libido. Isso porque acaba atacando a autoestima e desmotiva a manter as relações sexuais. 

O ponto desse item é exatamente a necessidade de procurar um especialista e investigar as causas. Elas podem variar desde fatores psicológicos - como estresse, ansiedade e outros - até problemas de origem orgânica, como doenças crônicas.

  • Medicamentos e tratamentos hormonais

É comum no mundo masculino, utilizar determinados tratamentos hormonais - principalmente para o aumento de músculos e condicionamento físico. Essas drogas afetam diretamente a produção de testosterona, tirando a capacidade do organismo de fazer isso por si só.

Porém, remédios do dia-a-dia, como anti-inflamatórios, antidepressivos e ansiolíticos, podem ser os piores inimigos da sua libido. Se atente aos sinais e tome cuidado com a automedicação.

  • Consumo de bebidas alcoólicas. 

O álcool afeta todo o nosso organismo, especialmente na liberação e produção de hormônios - como  a serotonina e testosterona. Além dos efeitos neurológicos, que podem levar a depressão e outros transtornos, as bebidas causam disfunção erétil e prejudicam a saúde sexual, especialmente em homens.

Logo, é preciso tomar cuidado com as cervejinhas de todo dia e evitar o consumo exacerbado das bebidas. Se você já está com problemas de baixa libido, se atente e observe esse quesito.

 

Causas da baixa libido feminina:

É importante reforçar que, os mesmos pontos que levam a baixa libido masculina, também afetam a saúde sexual da mulher. Porém, quando falamos delas, os problemas são um pouco mais complexos e específicos do organismo feminino. Entenda abaixo:

  • Ciclos menstruais:

As mulheres são verdadeiras montanha-russas quando falamos de alteração hormonal! Cada ciclo altera de forma exponencial os níveis de estrogênio e progesterona, que afeta diretamente a libido - tanto aumentando, quando diminuindo.

  • Pílulas anticoncepcionais:

As pílulas alteram a produção natural dos hormônios, especialmente do estrogênio. Logo, a maioria delas acabam sendo grandes inimigas do desejo sexual, fazendo com que a mulher perca quase todo o interesse e não tenha prazer nas relações.

  • Mudanças no estilo de vida

Tanto homens, quanto mulheres são afetados pelo estresse e ansiedade, especialmente em momentos de mudança. Mas, no caso delas, os efeitos podem ser muito maiores e significativos.

Isso por conta da característica natural dos ciclos femininos, o que associado a esses fatores externos, geram impactos diretamente na libido.

 

Como aumentar a libido?

Ao perceber que o problema está crônico e está afetando a sua qualidade de vida, então é preciso encontrar alternativas efetivas para mudar o cenário. O primeiro ponto é identificar o que no seu estilo de vida possa estar contribuindo para isso e mudar alguns hábitos.

Ajustar a alimentação e enriquecer com alguns ingredientes que auxiliam no desejo - como os afrodisíacos - também é uma ótima alternativa. Confira alguns deles:

  • Maca peruana;
  • Guaraná;
  • Chocolate;
  • Amendoim;
  • Morango e outros.

Mas, outra ótima alternativa é apostar em suplementos desenvolvidos especialmente para esse fim e a necessidade tanto de homens, quanto de mulheres. Confira:

 

Conheça a linha Belt para aumentar o desejo sexual

Homens e mulheres têm necessidades específicas de cada organismo. Pensando nisso, nós desenvolvemos 3 produtos especialmente para cada um - o Belt Homme, Belt Femme e o Belt Rainbow

Belt Homme

Ele é um suplemento à base do guaraná e açaí. Esses dois ingredientes possuem função termogênica e estimulantes do sistema nervoso central. Isso faz com que a libido aumente e o desempenho sexual também, deixando ambos felizes.

Além disso, ele é enriquecido com vitaminas e minerais, que turbinam a sua saúde e mantém o organismo em equilíbrio e com suas necessidades diárias de nutrientes.

Belt Femme

Nós desenvolvemos o Femme com o exclusivo Gogi Berry - ele é uma fruta rica em minerais, sendo um poderoso antioxidante e anti-inflamatório. Esses fatores são essenciais para combater a baixa libido e melhorar o desempenho sexual.

Belt Homme

Fórmula exclusiva contendo maca peruana, guaraná, vitaminas e minerais, proporcionando benefícios para todos os públicos. Com a maca peruana, conhecida por seus efeitos estimulantes e positivos na saúde, como o aumento da libido, regulação hormonal e aumento de energia devido ao seu efeito afrodisíaco, este suplemento promove um melhor bem-estar e qualidade de vida. Além disso, o guaraná presente na fórmula auxilia na melhora da imunidade, redução do esgotamento físico e melhora da saúde mental, devido ao seu papel como estimulante do sistema nervoso central. As vitaminas e minerais antioxidantes presentes na composição contribuem para a saúde da pele, previnem doenças e revitalizam o organismo, tornando o BELT RAINBOW uma escolha abrangente para melhorar diversos aspectos da saúde e da vida sexual.

E aí, o que está esperando para descobrir as maravilhas que os nossos suplementos podem fazer para a sua vida sexual e saúde? Não deixe de conferir!

Linha Suplemento Vitamínico Estimulante Belt Nutrition



Produtos Relacionados