Oscilação de humor? O que é e quais suas principais causas?

Oscilação de humor? O que é e quais suas principais causas?

O que é oscilação de humor? O que pode ocasionar esse incômodo problema? Infelizmente nossa sociedade encara os transtornos de humor e personalidade, com um olhar de discriminação e preconceito.

Porém, o mundo atual está sendo um terreno muito fértil para essas síndromes crescerem entre as pessoas. Rotina corrida, estresse, excesso de cobrança, falta de exercícios físicos, transtornos de humor e muitas outras razões, são as principais causas que levam a sobrecarga emocional e física.

Se você está em busca de conhecer mais sobre o tema e identificar o que pode estar gerando, chegou ao lugar certo. Continue no nosso artigo e boa leitura!

Oscilação de humor no mesmo dia é bipolaridade?

Antes de começarmos a compreensão disso, é preciso afirmar um ponto crítico: a oscilação de humor não caracteriza transtorno bipolar. Provavelmente você já ouviu piadas de mau gosto sobre o tema, associando pessoas que passam por essas oscilações (em grande parte, totalmente normais) a bipolaridade.

As pessoas que possuem esse diagnóstico, é o oposto do que a compreensão comum normalmente associa. A labilidade emocional ocorre de forma muito intensa - de uma depressão profunda, a uma mania exagerada.

E, ao contrário do que dizem, essas variações não ocorrem a todo momento! O paciente fica dias (até semanas) em um estado, antes de mudar para o outro. Então, é preciso desmistificar isso e seguir no entendimento sobre o tema:

O que é oscilação de humor

Nós somos seres complexos, capazes de sentir infinitas sensações, sentimentos e emoções. Além do lado mental do humor, ainda tem a influência do organismo. Nosso corpo passa por diversas mudanças hormonais e químicas. Isso afeta muito mais o humor do que sequer percebemos.

Oscilações de humor no mesmo dia, são muito comuns. Afinal, passamos por diversos estímulos externos ao longo do período que estamos acordados. Problemas no trabalho, vida pessoal, cobranças do futuro. 

A oscilação de humor, ocorre então, quando experimentamos em um curto período, diversas emoções. Podemos ir da euforia, para uma tristeza, para uma irritação profunda. E, na maioria das vezes, isso é extremamente comum e vai ocorrer mesmo, especialmente em determinados dias que não se está bem!

O que causa as oscilações de humor

Mas, quando essas instabilidades ficam comuns, se tornando rotina? Essa situação começa a gerar um sofrimento significativo e acaba levando afetando o indivíduo como todo. Quando se vê, está atrapalhando as atividades do dia-a-dia e tirando a qualidade de vida.

Ao perceber isso, é preciso ter em mente que sim, realmente existe uma situação muito grave. Para elucidar essa questão, abaixo, selecionamos os motivos mais comuns que vão ocasionar esse problema:

Estresse crônico:

Você conhece alguma pessoa que não se sinta estressada? Essa é uma adversidade que está se tornando crônica e entranhado em nossa sociedade. Longos períodos estressados, sobrecarregam nossa saúde muito mais do que se imagina. 

Esse cenário leva a prejuízos muito intensos ao corpo e principalmente à mente. O estresse libera muitas toxinas e hormônios perigosos - como a adrenalina e o cortisol. Com ambos em alta, outros neurotransmissores ligados ao bem-estar, felicidade e bom humor, começam a parar de ser produzidos.

Isso faz com que as oscilações de humor começam a ficar mais comuns e presentes. Ao identificar os sintomas, procure ajuda e busque atividades que combatam esse distúrbio.

  • rotransmissores, 
  • Repõe nosso sistema imune;
  • Acelera a cicatrização;
  • Fixa a memória;
  • Combate o estresse.

Sendo assim, pessoas que não tem uma boa qualidade de sono e sofrem com insônia, também experienciam facilmente as famosas oscilações de humor. Corpo cansado, mente cansada e humor instável.

Outros transtornos de humor

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) a depressão e ansiedade são o mal do século. Ambos os transtornos, têm por seus principais sintomas, as grandes variações de humor diárias. 

Quem é acometido por elas, experimenta períodos de irritação intensa, desânimo, angústia, tristeza e, por vezes, mania. É comum esses pontos serem comuns entre ambas e, até, confundir o real diagnóstico correto do mesmo.

Além disso, esses transtornos também geram desequilíbrios químicos e afetam os neurotransmissores positivos, que combatem as variações de humor.

Falta de exercícios físicos. 

Apesar de ser um tópico próprio, é uma situação que converge diretamente com todos os outros pontos. A falta de práticas e atividades que coloquem o corpo em movimento, afeta toda a cadeia que leva aos problemas listados antes.

Os exercícios e seus benefícios, vão muito além de ser “fitness” ou ter um corpo definido. Ao colocar isso na sua rotina, todo o organismo se beneficia, especialmente a cognição e humor. Não ser adepto a eles aumenta o estresse, transtornos como depressão e leva as oscilações de humor.

Alimentação errada e pouco balanceada

A alimentação é um ponto fundamental para se ter saúde e qualidade de vida. Mas, o que isso tem a ver com o tema de oscilação de humor.

Cada alimento tem uma ação específica no nosso corpo. Assim como na nossa saúde mental e controle de emoções. Alimentação baseada em alimentos ultraprocessados, cheios de gorduras e pouco retorno nutricional, aumentam processos inflamatórios e pioram os problemas que citamos anteriormente.

Alguns nutrientes - como o ômega 3 - são essenciais para o bom funcionamento do sistema neurológico e cognitivo. Logo, é um grande aliado para combater esse mal que pode estar te afligindo. Mas, contar apenas com a alimentação, nem sempre é suficiente:

Conheça o suplemento alimentar certo para você:

O Belt Ômega 3 é feito especialmente para você que deseja mais equilíbrio e ainda ter mais saúde mental! Ele é um produto feito com óleo de peixe certificado pelo IFOS - órgão internacional que fiscaliza a qualidade do insumo usado para fazer os suplementos.

Conheça agora mesmo nosso produto e descubra o quanto ele vai te ajudar na sua busca para combater as oscilações de humor e ainda melhorar outros funcionamentos fundamentais do seu organismo!



Produtos Relacionados