Nosso organismo depende de diversos nutrientes para manter seu bom e saudável funcionamento. Porém, nem todos esses compostos fundamentais para nossa saúde, são produzidos apenas pelo nosso corpo.

Esse é o caso de alguns ácidos graxos - um tipo de gordura saudável, essencial para o bom funcionamento do sistema cardíaco e circulatório. A seguir, vamos explicar melhor sobre o mais conhecido deles - o ômega 3 e seus benefícios. Vamos lá?

O que é ômega 3

Ele é um tipo de ácido graxo, da família das gorduras poli-insaturadas - as saudáveis e que nosso organismo é incapaz de produzir sozinho.

Sua formação pode ser composta pelos 3 tipos de ácido: ácido alfa-linolênico (ALA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosa-hexaenoico (DHA). 

Normalmente, são facilmente encontrados em determinados tipos de alimento. Os peixes - especialmente os de água fria, gordura vegetal proveniente das oleaginosas e algumas sementes (girassol e linhaça) e algas marinhas, por exemplo. 

Todo nutriente tem diversas ações necessárias em nosso organismo, para garantir seu bom funcionamento. E, qual seria desse importante ácido graxo?

Qual é a função do ômega 3

De forma resumida, o ômega 3 age na produção de camadas lipídicas - proteção das células, que têm a importante função de atuar como produção/armazenamento de energia e sinalizar moléculas.

Isso leva a um melhor funcionamento das funções celulares, ajudando também na recuperação. Além do sistema cardiovascular, sua principal atuação é nas células do cérebro e visão. 

Logo, esse importante ácido graxo, possui funções anti-inflamatórias, antioxidantes e também regeneradoras, recuperando importantes estruturas do corpo. Incrível, não?

Quem tem problema de coração pode tomar ômega 3?

Se um dos maiores benefícios do ômega 3 é a saúde cardíaca, ele é recomendado para quem tem problemas no coração? 

Não existe nenhuma contraindicação para quem já tem algum problema do coração pré-existente. Inclusive, a ingestão desses ácidos graxos - através da alimentação saudável e suplementação - pode ajudar a controlar as doenças.

Mas é importante frisar: ele é um auxílio, pela suas funções importantes. Controlar a doença, fazer o tratamento correto e a alimentação saudável, também precisam fazer parte da rotina. Ele não é a cura milagrosa, ou a única solução, ok?

Os benefícios do ômega 3 para o coração e a saúde

Agora chegou o momento que você esperava: conhecer os benefícios do ômega 3 para sua saúde. Conforme já abordamos ali em cima, ele tem funções que vão muito além do que se imagina.

Logo, seus benefícios se estendem para funções tão importantes quanto, essenciais para a nossa saúde e qualidade de vida. Sem mais delongas, confira a seguir quais são esses benefícios:

Potente ação anti-inflamatória

Por ser antioxidante, ele combate os efeitos inflamatórios, ocasionados principalmente por fatores externos. Estresse, alimentos ultraprocessados e com muita química, falta de alimentação balanceada - esses são os principais agentes causadores de desequilíbrio.

Todo esse cenário, faz com que o corpo fique extremamente suscetível a inflamações (especialmente quando existem doenças crônicas presentes). 

Ao atuar na proteção e recuperação das funções celulares, ele contribui para que o corpo tenha mecanismos de se defender dessas agressões. Porém, mudanças de hábitos são necessárias!

Cuida da saúde do seu coração 

Cada ácido presente no nutriente, atua de maneira específica em determinadas partes. O EPA age junto às plaquetas, reduzindo as chances de coágulos que levam ao infarto e derrame. 

Além disso, o EPA diminui o índice da gordura ruim - os triglicerídeos. Isso controla o colesterol alto, um inimigo silencioso e que pode entupir artérias e veias, levando a doenças crônicas irreversíveis.

Já o DHA, tem a função importante de estabilizar a atividade elétrica do coração. Isso ajuda a controlar a pressão arterial e ajuda as artérias a serem mais flexíveis, evitando obstruções.

Logo, problemas como infarto e derrames, podem ser minimizados. Lembrando que, apenas o nutriente não é suficiente, Alimentação balanceada, rotinas saudáveis com exercícios físicos e demais hábitos positivos, precisam ser adotados pelo bem da sua saúde.

Previne a aterosclerose, 

A aterosclerose é uma condição em que diversas placas de lipídios (gorduras) se grudam na parede das artérias. Isso leva a obstrução do sangue, formação de coágulos e hemorrágicas.

O ômega 3 atua no combate dos triglicérides - gordura que causa esse acúmulo indevido e perigoso. Com isso, a formação dessa placa é combatida, prevenindo assim essa doença.

Como posso aumentar a ingestão do ômega 3?

A alimentação saudável é sempre a mais recomendada para repor os elementos essenciais para o nosso corpo. Apostar apenas em suplementação, nunca é recomendado, afinal os alimentos possuem outros nutrientes fundamentais.

Porém, sabemos que nem sempre conseguirmos absorver todas as vitaminas, sais minerais e ácidos graxos necessário. Isso ocorre por diversos motivos: limitações orgânicas - como deficiência de absorção, cirurgias invasivas (como a bariátrica), alergia a alimentos e diversos outros pontos.

Dessa maneira, apostar no suplemento certo é o seu maior aliado para ter o melhor aproveitamento de todos os benefícios do ômega 3.

Apresentamos o Belt Ômega 3

O Belt Ômega 3 é feito com o verdadeiro óleo de peixe, possuindo o importante certificado IFOS. Para quem não conhece, esse órgão internacional valida a pureza do óleo, testando os seguintes compostos:

  • Dioxinas, furanos e PCB;
  • Ácidos graxos essenciais e oxidação (peróxido, anisidina, oxidação total);
  • Mercúrio, Cádmio, Chumbo, Arsênico;
  • Índice de acidez.

O Ômega 3 da Belt conta com os ácidos EPA (867mg) e DHA (512mg) em sua composição. Não deixe sua saúde de lado! Conheça agora mesmo nosso produto e venha se beneficiar dos seus efeitos transformadores.