Ômega 3: Quais são os principais benefícios?

Ômega 3: Quais são os principais benefícios?

Estamos acostumados a ouvir sobre os benefícios das vitaminas e minerais para a nossa saúde, não é mesmo? Porém, os nutrientes que nosso organismo precisa para se manter saudável e funcional, não se limitam apenas a esses. O ômega 3 tem diversos benefícios para a saúde.

Assim como os demais nutrientes, esse óleo é fundamental para a boa manutenção de diversas funções orgânicas importantes, em especial a metabólica e circulatória. Ele é um poderoso antioxidante e tem efeitos protetivos em células e neurônios, prevenindo doenças crônicas e degenerativas. Confira mais sobre esse nutriente a seguir:

O que é e para que serve Ômega 3?

Com a urgência de mais saúde e qualidade de vida, as pessoas estão se atentando mais à importância de hábitos saudáveis e os nutrientes que consomem. Logo, foi observado um aumento significativo de interesse no Ômega 3.

Esse movimento foi provocado especialmente pela chegada da pandemia do novo coronavírus. A preocupação com a imunidade e vitalidade do corpo, principalmente motivados não apenas pela infecção, mas a possibilidade de sequelas, fez com que o ômega 3 virasse o foco do momento.

Em suma, ele é um nutriente da família dos ácidos graxos. Ou seja, é um tipo de gordura poli-insaturada - a gordura “boa” - e que tem por composição 3 ácidos: 

  1. EPA:  ácido eicosapentaenoico;
  2. DHA:  ácido docosa-hexaenoico;
  3. ALA: ácido alfa-linolênico.

Esse nutriente faz parte do grupo que nosso organismo não consegue produzir por si, tendo a necessidade de ser reposto através da alimentação ou suplementação. Logo, ele é essencial e precisa ser acompanhado.

As principais fontes desse ácido são os peixes, especialmente os provenientes das águas frias - o salmão, atum e sardinhas, por exemplo. Mas, algumas oleaginosas são ricas no ômega 3. Confira algumas fontes:

  • Castanhas, como a do Pará;
  • Semente de linhaça;
  • Óleos vegetais: girassol, milho e canola, por exemplo.

Quais são as principais atuações do ômega 3?

Como é um poderoso antioxidante, as atuações no organismo são diversas e estão sendo amplamente estudadas. Porém, até o momento, a ciência já compreendeu que o ômega 3 age como um protetor celular potente, pois estimula a produção das camadas lipídicas - a “capa” protetora da célula.

Além disso, também tem funções metabólicas fundamentais, pois consegue produzir e armazenar energia, sinalizando moléculas diretamente no interior das células.

Logo, é de se imaginar que o sistema que mais se beneficia com sua presença é o cardiovascular, certo? Não somente ele: os neurônios e células responsáveis pela visão também tem atuação desse nutriente.

Benefícios do Ômega 3

Quando está em níveis satisfatórios no nosso organismo, estes ácidos graxos conseguem entregar muitos benefícios para a saúde. Confira alguns deles:

  • Potentes funções anti-inflamatórias, antioxidantes e regeneradoras;
  • Oferta mais vitalidade e energia para a sua rotina;
  • Previne doenças cardiovasculares, pois, consegue impedir a formação das camadas que entopem as veias;
  • Fortalece o sistema imune;
  • Melhora o desempenho em exercícios físicos;
  • Combate o estresse;
  • Previne doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer;
  • Ajuda a controlar os sintomas de transtornos de humor, entre outros.

Qual o melhor Ômega 3?

Além da alimentação, existe outra forma segura e garantida de se ter os benefícios desse nutriente fundamental? A resposta é sim! Sabemos que nem sempre apenas os alimentos conseguem repor tudo, especialmente em pessoas com restrições alimentares.

Mas, no mercado, existem diversas marcas e tipos de produtos. Como escolher o melhor ômega 3? Bom, o primeiro ponto que você precisa avaliar é se ele tem o certificado IFOS.

Esse é um certificado emitido por um órgão internacional. Para obter o selo, é preciso comprovar a pureza do óleo de peixe utilizado, junto a ausência de metais pesados e perigosos.

E, nós da Belt Nutrition, temos o suplemento com esse certificado e com uma fórmula completa. Ou seja, tem alta concentração do EPA e DHA - os ácidos que mais atuam na proteção celular cardíaca e neurológica.

Confira nossos diferenciais: 

  • Inodoro e sem gosto, evitando desconforto;
  • Cápsulas biodisponíveis, que facilitam a digestão e aumentam a absorção;
  • Certificação Ifos;
  • Todos os benefícios que o ômega 3 proporciona para o seu organismo.

Acesse nosso site e conheça nossos produtos, que vão transformar sua saúde e fortalecer sua qualidade de vida.



Produtos Relacionados