Ômega 3 para gestantes: a sua importância e benefícios!

Ômega 3 para gestantes: a sua importância e benefícios!

Ao longo da gestação, precisamos tomar uma série de cuidados, que envolvem tanto a saúde da futura mamãe, quanto a do bebê. E para evitar problemas para ambos, muitas gestantes estão investindo no Ômega 3 na gravidez, como uma forma de favorecer o desenvolvimento visual e cerebral do feto, além de minimizar o risco de inúmeras complicações no pós-parto, como a depressão.

Inclusive, o consumo desse nutriente ajuda a prevenir o risco de nascimentos prematuros — cenários estes, que podem comprometer o desempenho do recém-nascido, especialmente, no que diz respeito ao seu sistema respiratório. É claro que nenhuma mãe deseja ver o seu bem mais precioso passar por situações como estas, não é mesmo?

Por isso, nada melhor do que entender os benefícios do Ômega 3 para gestantes e como esse componente pode te auxiliar em todas as fases dessa experiência tão importante. É justamente sobre isso o que falamos no post de hoje. Para entender tudo sobre o assunto e, até mesmo, saber como consumir a substância, não deixe de conferir a leitura e anotar as nossas dicas exclusivas!

O que é o Ômega 3

Antes de saber a importância do Ômega 3 para gestante, é válido entender o que é esse componente e como ele atua no organismo. 

Resumidamente, podemos defini-lo como um ácido graxo fundamental, que não é fabricado pelo corpo humano.

Tal substância ainda pode ser dividida em três categorias: ácido docosahexaenoico (DHA), ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido alfa-linolênico (ALA). Cada qual, possui uma atuação distinta e as suas devidas importâncias. A seguir, explicamos a fundo a respeito delas.

  • DHA: atua no desenvolvimento do feto, além de apresentar ação antioxidante e ser capaz de favorecer as conexões entre os neurônios, promovendo um melhor desempenho do cérebro;
  • EPA: apresenta ação anti-inflamatória, assim como, ajuda na circulação do sangue e no bom funcionamento do coração;
  • ALA: após ingerido, pode ser transformado em EPA ou DHA. Contudo, essa conversão é limitada, uma vez que as enzimas são utilizadas pelo corpo para o funcionamento de outras atividades de cunho metabólico.

Os principais benefícios do Ômega 3 na gravidez

Não à toa, o Ômega 3 vem sendo há anos indicado por especialistas que cuidam de gestantes e recém-nascidos. Isso porque, tal substância consegue promover benefícios incríveis para a saúde o bebê e da mãe, que vão desde mais segurança na hora do parto até um desenvolvimento saudável e eficiente. Vamos conhecer os principais deles?

  • Diminui as chances de parto prematuro: o Ômega 3 na gravidez ajuda a equilibrar as chamadas prostaglandinas — substâncias estas, constantemente associadas aos nascimentos que ocorrem antes das 38 semanas;
  • O bebê fica mais inteligente: o componente também é essencial na formação do sistema nervoso e do cérebro do indivíduo, ainda mais, durante os seus primeiros meses de vida. Uma vez presente em grande quantidade, auxiliará no desenvolvimento cerebral pleno do recém-nascido, o deixando mais ativo, focado e esperto;
  • Reduz os riscos de desenvolver asma no bebê: mulheres que já sofrem com esse tipo de alergia devem investir na suplementação para evitar que a compilação também afete o recém-nascido;
  • Evita a perda de visão: o Ômega 3 fica acumulado na região da retina ocular, sendo um nutriente imprescindível para o desenvolvimento completo da visão infantil;
  • Minimiza o risco de depressão no pós-parto: nesse período, as mulheres transferem para o recém-nascido uma grande porcentagem desses ácidos graxos importantíssimos, mas que não são produzidos pelo corpo humano. E uma vez ausentes, eles podem colaborar para o surgimento dos quadros depressivos, assim como, favorecem o funcionamento inadequado do sistema nervoso.

Dica da Belt

É interessante ressaltar que todos esses tipos de ácidos graxos são necessários para a nossa saúde — antes e após a gravidez. E como o corpo humano não consegue fabricá-los naturalmente, é preciso que a nossa alimentação seja pautada por fontes ricas dessas substâncias. Ou então, que seja realizada uma suplementação, sempre com o consentimento de um profissional capacitado.

A dosagem de Ômega 3 na gravidez

O Ômega 3 na gravidez deve ser recomendado pelo nutricionista ou médico responsável pelo acompanhamento de sua gestação. Inclusive, o suplemento deve ser tomado conforme as orientações do especialista — que, por sua vez, irá analisar o seu histórico médico, necessidades clínicas e demais detalhes.

De qualquer forma, a quantidade máxima do componente indicado para as gestantes é de 3 g por dia. Também é fundamental considerar a porcentagem do nutriente que já estiver presente nos alimentos de sua dieta e demais suplementos consumidos ao longo do dia. Assim, será possível evitar exageros e futuras complicações.

Onde encontrar Ômega 3 de qualidade

O Ômega 3 é uma substância que pode ser encontrada em peixes, de preferência, os de água profunda e fria. Esse é o caso da truta, do atum e do salmão. Mas, também existem outras fontes ricas do nutriente. Aqui, destacamos o abacate, o azeite de linhaça e a chia.

O ideal é que desde o primeiro trimestre de gravidez, e no decorrer de todo o aleitamento materno, a dieta da mais nova mamãe seja rica nessa substância, contendo, ao menos 300 mg de Ômega 3 em seus pratos diários. Isso corresponde a duas colheres de azeite de linhaça, como também, 200 g de salmão ou atum por dia.

Para mais praticidade, você ainda pode investir em uma suplementação. Em nosso loja, temos o Belt Ômega IFOS — um produto em cápsulas, composto por óleo de peixe e com certificado internacional. Essa versão também apresenta alta concentração de DHA e EPA, sendo biodisponível e sem odor.

Usá-lo é bem simples. Por ser administrado em cápsulas, você deve ingerir o produto com água ou uma bebida de sua preferência, como sucos naturais. A indicação é consumir, em média, duas cápsulas por dia, mas sempre consultando as orientações de seu médico. Vai valer a pena!

Viu só? Agora que você já está por dentro dos benefícios do Ômega 3 na gravidez e a sua importância para tornar essa fase mais leve e tranquila, o que acha de acessar a loja virtual da Belt Nutrition e conhecer a fundo o nosso produto? Temos certeza de que será um sucesso.



Produtos Relacionados