obesidade é considerada um problema de saúde pública no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o excesso de peso atinge 53,8% da população adulta que vive nas capitais do país − um aumento de 60% em apenas dez anos. Essa realidade se deve a inúmeros fatores, dentre eles é a mudança na dieta dos brasileiros, que estão deixando de consumir o tradicional padrão à base do arroz e feijão. Outro fator é o sedentarismo.

Uma das consequências da obesidade é o crescimento de doenças como diabetes e hipertensão. A Obesidade Sarcopênica é outro problema envolvido com o ganho de peso e o envelhecimento. Esse nome se dá pelo o acúmulo de massa gorda e declínio de massa magra, resultando em um alto índice de gordura corporal e fraqueza muscular.

Segundo um estudo conduzido pela Universidade Tufts, nos Estados Unidos, a obesidade sarcopênica está ligada a doenças crônicas, como o diabetes e a pressão alta, e até mesmo a maior risco de morte. Suas principais causas são: o sedentarismo e a baixa ingestão de proteínas. Esse fenômeno atinge tanto homens quanto mulheres e contribui para a perda da autonomia, maior risco de quedas, redução da densidade mineral óssea e diminuição da capacidade funcional para realizar as tarefas do dia a dia.

Após os 40 anos, a perda de músculos passa a ser um processo natural do envelhecimento,  pois a síntese de proteínas começa a ficar mais lenta no organismo. A prevenção é a adoção de exercícios físicos de força - como musculação, e uma alimentação saudável com o a aquisição adequada de proteínas (nutriente fornecido por carnes vermelha e branca, ovos, leites e alguns vegetais, como a soja). A ingestão de proteína de qualidade é essencial para a recuperação e o desenvolvimento das fibras que compõem nossos músculos.

É importante a avaliação da qualidade nutricional dos alimentos. Eles devem ser ricos em micronutrientes essenciais - vitaminas e minerais), desta forma o corpo irá combater os radicais livres e haverá o ganho de músculos. Para  a prevenção da obesidade sarcopênica é preciso cuidar da alimentação e se exercitar sempre.

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Fonte: Saúde