O que são radicais livres e como combatê-los? Descubra já!

O que são radicais livres e como combatê-los? Descubra já!

Sem dúvida, uma das principais preocupações de quem preza pela aparência, é o envelhecimento precoce. Por essa razão, muitas pessoas estão buscando alternativas capazes de impedir esse processo seja utilizando cosméticos específicos, investindo em uma rotina saudável ou aprendendo o que são os radicais livres e como combatê-los. 

Neste último caso, a ação dos radicais livres é conhecida não somente por prejudicar a cútis, mas também, outras partes e sistemas do corpo humano. Uma vez presente em grandes quantidades, eles criam um cenário propício ao desenvolvimento de inúmeras doenças. Assim, é importante se aprofundar no tema para entender como esses elementos atuam e as maneiras de impedi-los. 

É claro que não te deixaríamos de fora de todas essas informações. Por isso, trouxemos para o post tudo o que você precisa saber sobre o tema e garantir uma vida mais saudável e tranquila. Vamos lá?

O que são radicais livres

Primeiramente, é preciso entender a fundo como são formados os radicais livres. Em linhas gerais, podemos dizer que esses elementos consistem em moléculas que aparecem após a queima de oxigênio das células a famosa oxidação. Ao longo desse processo, são liberados no corpo diversos radicais livres que, posteriormente, tendem a se unir a outras moléculas presentes na região. 

A parte boa é que o corpo humano conta com diversos antioxidantes próprios para combater essa reação. Contudo, e diante do nosso estilo de vida agitado, com constante contato com a poluição e hábitos, muitas vezes, não saudáveis, os radicais livres podem atuar com certa liberdade. 

Vale lembrar que os radicais livres fazem parte do desempenho habitual do corpo e, na maioria dos casos, são essenciais para nos proteger contra diversas complicações. O problema, porém, está quando esses componentes são encontrados em excesso, causando o efeito contrário ao desejado. 

Fatores externos que contribuem para os radicais livres

Existem diferentes fatores externos, conhecidos por acelerar a fabricação dos radicais livres no organismo. O ideal é conhecer quais são eles e, se possível, evitá-los ao máximo. Veja: 

  • poluição; 
  • exposição solar inadequada; 
  • álcool em excesso; 
  • cigarro; 
  • pesticidas; 
  • aditivos químicos; 
  • ingestão excessiva de gorduras saturadas; 
  • estresse, insônia, entre outros.

 

É importante ressaltar que os radicais livres apresentam um efeito cumulativo. Assim, quanto mais você se expor a esses fatores externos, maiores serão as chances de sofrer consequências no futuro. Inclusive, as células cancerígenas são um bom exemplo desse tipo de mutação. Todo cuidado é pouco! 

 

Como combater os radicais livres: as dicas de ouro

Certamente, a presença exagerada dos radicais livres no organismo é preocupante. Mas, nem tudo está perdido. Com algumas mudanças de hábitos, é possível reverter o quadro e combater essas moléculas de um jeito bem simples. A seguir, te contamos quais são esses truques e como praticá-los desde já!

Faça atividades físicas, mas moderadamente

Ao falarmos de um lifestyle saudável, é comum ouvirmos por aí que a prática de exercícios físicos é essencial. De fato, manter o corpo em movimento é primordial, desde que não haja exageros. 

De acordo com especialistas no assunto, o recomendado é realizar exercícios que exigem, no máximo, 80% de frequência cardíaca. Ao seguir esse hábito, você conseguirá aumentar os índices de enzimas capazes de destruir os radicais livres. Entre as práticas mais indicadas para essa finalidade, estão: 

  • caminhada; 
  • natação; 
  • corrida; 
  • exercícios aeróbicos; 
  • ioga; 
  • alongamento; 
  • musculação; 
  • ciclismo, entre outros.

Invista em uma alimentação equilibrada

Fora as atividades físicas, é possível outra maneira de combater os radicais livres é seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes. Aqui, indicamos a ingestão de vegetais, hortaliças, frutas e cereais com ação antioxidante. 

Assim, será possível neutralizar a ação das moléculas e minimizar o risco do envelhecimento precoce ou de doenças diversas. Dentro dessa categoria, os nutrientes fundamentais são os seguintes: 

  • vitamina C: presente em vegetais escuros e frutas cítricas; 
  • vitamina E: encontrada em óleos de soja, nozes, arroz e gema de ovo; 
  • vitamina A: presente na abóbora, fígado, cenoura, batata doce, brócolis, damasco e melão. 

 

Dica da Belt

Outra maneira de reverter essa situação, é aliar a alimentação balanceada com o uso de suplementos multivitamínicos. Um deles é o Belt + 23 Soft MAX um produto completo, produzido em cápsulas gelatinosas e próprias para atender até 1000% das necessidades diárias do indivíduo. 

Hoje, essa opção é uma das mais equilibradas do mercado, já que possui minerais e vitaminas em altíssima concentração, sendo ideal para repor toda e qualquer deficiência no organismo. 

Aliás, usar o Belt +23 Soft MAX é bem fácil. Você só precisa ingerir as cápsulas com água ou qualquer outra bebida de sua preferência. O ideal é tomar três doses diárias. Mas, ainda assim, não deixe de se consultar com um médico para que esse tratamento seja completo.

 

Mais recomendações especiais

Pensou que terminava por aí? Não mesmo! Além das indicações do post, sugerimos outras práticas diárias que são ótimas para potencializar os seus cuidados. Anote já! 

  • evite o consumo exagerado de açúcar; 
  • diminua significativamente o consumo de alimentos processados, assim como frituras; 
  • em vez de realizar refeições grandes demais, divida os pratos em pequenas porções para serem consumidas ao longo do dia; 
  • delimite horários para se alimentar, evitando o consumo de alimentos em períodos irregulares; 
  • evite a ingestão de bebidas alcoólicas em grandes quantidades. Em vez disso, prefira consumir água mineral, de coco ou sucos naturais; 
  • não fume. O cigarro é um dos responsáveis por acelerar a produção de radicais livres e contribuir para o surgimento de diversas doenças. 

Esperamos que essa leitura tenha te ajudado a descobrir como combater os radicais livres e garantir uma vida mais leve, tranquila e saudável. 

 

Para intensificar a sua rotina de cuidados e alcançar resultados ainda melhores, aproveite para acessar a nossa loja virtual e conhecer os suplementos exclusivos da Belt Nutrition. Temos certeza de que o seu investimento valerá a pena!



Produtos Relacionados