Afinal, o que é ácido graxo DHA?

Afinal, o que é ácido graxo DHA?

Afinal, o que é ácido graxo DHA?

Se você se preocupa com sua saúde e bem-estar, este é o momento certo para descobrir o que são os ácidos graxos EPA e DHA, os seus benefícios e como consumi-los no dia a dia. 

Não é de hoje que o Ômega-3 vem sendo mencionado por especialistas e já aparece na dieta da nossa população. Importante para o equilíbrio de várias funções de nosso organismo, o nutriente recebe esse nome por ser composto por três ácidos graxos indispensáveis, sendo eles o docosahexaenoico (DHA), o eicosapentaenoico (EPA) e o alfa-linolênico (ALA). 

Uma vez presente no corpo, eles atuam como uma super fonte de energia para nossas células, como se fossem autênticos componentes da formação dessas estruturas. Ainda assim, os elementos mais conhecidos e que exercem as atividades realmente relevantes para a nossa saúde são os ácidos graxos EPA e DHA. 

Por essa razão, se você deseja se cuidar e evitar complicações futuras, é essencial se aprofundar na natureza desses componentes, entender como eles nos beneficiam e os modos de absorvê-los. É exatamente por isso que viemos até aqui. Para se atualizar, mergulhe no post de hoje e anote as nossas recomendações especiais!

O que são ácidos graxos EPA e DHA?

O primeiro passo é entender o que são ácidos graxos EPA e DHA. Basicamente, o Ômega-3 é sintetizado por meio do chamado ácido alfa-linolênico (ALA). Uma vez no organismo, esse elemento passa por uma reação enzimática, resultando nos ácidos EPA e DHA. 

O primeiro possui uma incrível ação anti-inflamatória, que ocorre por meio da produção de componentes denominados prostaglandinas E3. Assim, ele consegue promover uma série de benefícios para o corpo humano, especialmente, aqueles relacionados aos problemas de circulação e ao sistema cardiovascular

Com o DHA, as vantagens são igualmente interessantes. Nesse caso, a substância age diretamente em nosso sistema cognitivo, com foco nos neurônios e no desempenho da memória. Ou seja, podemos dizer que ele é um neuroprotetor.

Uma curiosidade: o cérebro humano é formado por 40% de DHA ácido graxo, enquanto os outros 60% são gordura. Por essa razão, o consumo de DHA ajuda e muito! , no aprendizado, no bem-estar, no humor e, obviamente, na qualidade de vida do indivíduo.

Como absorver os ácidos graxos essenciais EPA e DHA?

De acordo com a Associação Americana do Coração, o indicado é que cada indivíduo incorpore o Ômega-3 em sua dieta por meio da ingestão de, em média, 100g de peixe por semana. 

Entre eles, destacamos o salmão. Atualmente, o alimento é um dos mais ricos no nutriente. Além de contar com alta concentração da substância, ele é uma fonte riquíssima de proteína, potássio, vitamina B, selênio e antioxidante. 

Outra opção muito acessível é a sardinha. Do mesmo modo que o salmão, apresenta boa concentração do componente e pode ser facilmente encontrada em supermercados e peixarias. Vale destacar que a sardinha também é fonte de cálcio, proteína e vitamina D. 

Além dos peixes, existem outros ingredientes que apresentam excelentes níveis do nutriente e podem ser adaptados a uma rotina diária. A semente de chia, a linhaça e as nozes entram nessa lista.

De qualquer forma, a verdade é que, mesmo com essas dicas em mente, as pessoas não conseguem obter as quantidades semanais recomendadas de Ômega-3. 

Nessas condições, os suplementos compostos pelos ácidos graxos essenciais EPA e DHA são os mais recomendados pelos profissionais de saúde.

Para que usar suplementação de DHA e EPA?

Como sabemos, a principal fonte de Ômega-3 é aquela extraída dos peixes. Entretanto, existem pessoas que têm dificuldade em consumir esse alimento principalmente, quem segue uma dieta vegana ou vegetariana. Nesses casos, recorrer ao suplemento de DHA e EPA é a melhor saída. 

Com o acompanhamento de um médico responsável e uma alimentação balanceada, será possível aproveitar todos os benefícios desses ácidos graxos, sendo os principais:

  • ação anti-inflamatória, agindo no tratamento de doenças intestinais e artrite reumatoide; 
  • mais proteção contra doenças cardiovasculares; 
  • prevenção na formação de coágulos; 
  • combate à depressão, além das perturbações do sono e da falta de libido;
  • alívio nos sintomas da asma; 
  • controle da glicemia;
  • prevenção do Alzheimer; 
  • melhora do desempenho cerebral. 

De qualquer modo, são necessários alguns cuidados básicos antes de escolher o seu suplemento de DHA e EPA. O primeiro, é analisar se o produto é formulado com o óleo em forma de triglicerídeos (TG) a mesma composição encontrada na natureza. 

Assim, ficará bem mais fácil a absorção do elemento pelo organismo, garantindo um ótimo conforto gástrico. 

Fique de olho nos níveis de concentração dos ácidos graxos em cada cápsula: a dosagem diária é de até 720 mg para EPA e 480mg para DHA. 

Outro ponto que não pode ser descartado é que a embalagem do suplemento não deve ser transparente, detalhe responsável por preservar as propriedades do Ômega-3 e evitar a sua oxidação. Não se esqueça!

O melhor suplemento de DHA 

Na Belt Nutrition, você encontrará o Belt DHA. Riquíssimo em óleo de peixe e também com alta concentração de EPA, essa versão é indicada para gestantes, veganos, vegetarianos e demais indivíduos com carência do nutriente. 

Cada cápsula conta com 400mg de EPA e 1000mg de DHA, sendo ultraconcentrada e apresentando padrões de pureza rigorosos em relação aos metais pesados e outros contaminantes que possam prejudicar a saúde do consumidor. 

Quer mais? O Belt DHA possui o selo MEG-3, que atesta sua alta qualidade, nível de pureza e fornecimento sustentável da substância Ômega-3. 

Usar o produto é superfácil: produzido em cápsulas gelatinosas, ele pode ser consumido com água mineral, água de coco, sucos, chás e demais bebidas naturais de sua preferência. 

A dica é ingerir duas doses por dia. Mas, lembre-se de sempre seguir um acompanhamento médico para verificar as dosagens mais indicadas para o seu perfil. 

E então, agora que você terminou a leitura e já sabe tudo sobre os ácidos graxos EPA e DHA, o que acha de visitar a loja virtual da Belt Nutrition e conhecer alguns produtos que podem ajudar você a conquistar ainda mais qualidade de vida? 

Aproveite para fazer o seu pedido com total facilidade e receber a encomenda rapidinho, na porta de casa. Praticidade e eficiência é com a Belt!