Que tal saber tudo sobre a famosa vitamina D? Também conhecida como “a vitamina do sol”, o nutriente é essencial para a saúde do ser humano, uma vez que atua em diferentes funções do nosso organismo — da formação dos ossos, passando pelo fortalecimento do sistema imunológico até o combate à hipertensão.

Contudo, são poucas as fontes naturais dessa substância, o que pode fazer com que muitas pessoas comecem a apresentar uma certa deficiência nutricional e, como consequência, sofrerem efeitos nada agradáveis.

Para evitar que isso ocorra com você, nada melhor do que se informar e entender mais a respeito dos benefícios da vitamina D e métodos de consumo. Neste post, contamos quais são as práticas necessárias e como fazer com que a sua vida tenha mais qualidade e bem-estar. Não perca!

O que é vitamina D

A vitamina D é considerada um hormônio do tipo esteroide lipossolúvel, sendo também imprescindível para o bom desempenho do corpo humano. Normalmente, o organismo consegue produzir a substância através da exposição solar, ou também, há a possibilidade de adquiri-la por meio de uma alimentação balanceada e rica do nutriente.

Em linhas gerais, também costumamos dizer que esse componente é responsável por controlar 270 genes, entre eles, algumas células pertencentes ao sistema cardiovascular. Não à toa, a vitamina D é muito conhecida como “vitamina do sol”. O motivo, é que a luz ultravioleta do tipo B (ou UVB), é excelente para ativar a chamada síntese do nutriente.

Alimentos ricos em vitamina D

Já em relação aos alimentos, o elemento pode ser encontrado em peixes gordos, como o salmão, ou ainda, em queijos, cogumelos, ovos e leites. Outra opção, é investir nas versões da vitamina D produzidas em laboratório e que podem ser utilizadas como verdadeiros suplementos. Essa alternativa é indicada quando o indivíduo apresenta alta deficiência e deseja prevenir uma série de complicações de saúde.

Para que serve a vitamina D

A vitamina D serve para equilibrar a concentração de certos nutrientes na corrente sanguínea. Esse é o caso do cálcio e do fósforo. Fora isso, a substância está diretamente ligada à homeostase de variadas atividades celulares. 

Para exemplificar, destacamos a síntese de interleucinas inflamatórias, a modulação de autoimunidade e a regulação da multiplicação e diferenciação das células.

Também é importante destacar a relevância do nutriente na performance física dos indivíduos. O mais comum é que pessoas com baixa concentração de vitamina D apresentem um menor nível de massa corporal, assim como baixa resistência física. 

Logo, se a sua intenção é obter excelentes resultados durante os treinos, é essencial considerar esse tipo de suplementação.

Benefícios da vitamina D

São inúmeros os benefícios da vitamina D para o organismo — especialmente, quando ingerida em quantidades adequadas.

Ainda que não exista um nível predefinido necessário para que a substância proteja a nossa saúde, é possível afirmar que uma concentração inferior a 20 nanogramas por mililitro já pode ser considerada inadequada e carecendo de um tratamento adequado.

A seguir, te contamos quais são os pontos positivos que o componente é capaz de oferecer. Anote!

  • diminui a perda renal;
  • promove um aumento na captação do intestino;
  • ajuda no equilíbrio corporal;
  • intensifica a absorção óssea;
  • protege o corpo contra as complicações infecciosas;
  • ajuda no combate ao envelhecimento precoce;
  • ajuda a controlar a diabetes;
  • reduz as chances de desenvolvimento da calvície.

Vitamina D para a saúde dos ossos

O componente também tem uma função importantíssima para a saúde dos nossos ossos. Isso porque, a vitamina D consegue agir diretamente na formação e desenvolvimento da massa óssea. Já quando o nutriente apresenta-se ausente, o indivíduo começa a passar por uma perda significativa de massa óssea, aumentando as chances de desenvolver complicações sérias, como é o caso da osteoporose.

Em geral, essa condição ocorre porque o componente é o principal responsável por promover a absorção do fósforo e do cálcio, minerais imprescindíveis para a performance óssea. E não acaba por aí. Além desses problemas, a falta de vitamina D causa mais incômodos para o indivíduo. Veja os principais:

  • aumento do risco de doenças e morte, causadas por complicação cardiovascular;
  • maior probabilidade a desenvolver câncer;
  • baixa imunidade;
  • fraqueza muscular severa;
  • quedas e fraturas constantes;
  • pressão alta;
  • problemas cognitivos em idosos e muitos outros.

Como tomar a vitamina D

Antes de tomar a vitamina D, é necessário que você faça uma consulta com um médico ou nutricionista, especialistas no assunto. Somente assim será possível analisar o seu histórico de saúde, características físicas e identificar a dosagem correta para o seu perfil.

Naturalmente, o ser humano pode absorver uma boa dose de vitamina D por meio da exposição solar, em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada. De qualquer modo, existem situações em que somente essas práticas não são suficientes. Quando isso ocorre, a suplementação se faz extremamente necessária.

Em forma de suplemento, o nutriente pode ser encontrado no mercado em cápsulas, que devem ser ingeridas diariamente ou conforme as recomendações médicas. Dependendo do caso, ainda existe a possibilidade de aliar o tratamento a outros componentes essenciais. Entre eles, destacamos os suplementos de ferro e vitamina C.

A Vitamina D da Belt Nutrition

Na Belt Nutrition, temos a Belt Vitamina D Max 2.000 iu. Apresentando um índice bem alto do nutriente (50 mcg por cápsula), o produto é indicado para melhorar a imunidade do corpo, combater os sintomas da menopausa, fortalecer os ossos e, até mesmo, garantir mais saúde aos indivíduos que acabaram de passar por uma cirurgia bariátrica.

Inclusive, por se apresentar em cápsulas gelatinosas, o seu uso é bem facilitado. Você pode ingerir a sua dose diária com água ou qualquer outra bebida saudável de sua preferência. A recomendação é tomar uma cápsula por dia, mas também é válido consultar um médico para um acompanhamento completo. Vale a pena fazer o teste!

E aí, depois da leitura ficou clara a importância da vitamina D para o organismo, assim como os seus benefícios? Agora que você já se aprofundou no assunto, não deixe de visitar a loja virtual da Belt Nutrition e garantir o seu suplemento. 

Para uma experiência ainda melhor, aproveite para investir em outros produtos complementares para garantir mais força, disposição e saúde para o seu corpo. Será um prazer te atender!