Dicas práticas para manter uma dieta

Dicas práticas para manter uma dieta

Cada dia mais, as pessoas buscam maneiras de manter uma vida mais equilibrada e com saúde. E, com toda a certeza, manter uma dieta saudável é um ótimo começo para esse objetivo.

Entretanto, muito se engana quem pensa que dieta é apenas para quem deseja emagrecer, ou acredita naqueles métodos extremamente restritivos e “malucos”. Confira a seguir:

Apenas quem deseja emagrecer se beneficia com a dieta?

Negativo! Quem acredita nisso acaba sendo ludibriado pela indústria do emagrecimento milagroso e que idealiza peso e corpos “perfeitos”. 

A dieta, ou alimentação saudável, é uma mudança de hábito indicada para qualquer um. Essa nova rotina é indicada para quem deseja modificar sua saúde e aderir a uma alimentação mais balanceada e saudável possível.

O emagrecimento, por vezes, é uma consequência direta sim. Isso ocorre porque, ao eliminar os alimentos ultraprocessados, gordurosos e inflamatórios, o corpo se adequa e consegue funcionar corretamente.

Porém, buscar esse novo hábito para o seu cotidiano, deve ser motivado pela busca de saúde e não apenas por motivos estéticos.

Dicas práticas para manter uma dieta e uma vida mais saudável

Bom, sabemos que toda mudança de hábito é um grande desafio. É preciso se desprender de práticas que, apesar de pouco saudáveis e perigosas, traziam uma certa recompensa.

Ainda mais com alimentação, quanto menos saudável, mais saboroso. Porém, como já diz o ditado popular, não pode se dar “o passo maior que a perna”. Todo novo costume, precisa ser adequado aos poucos e de maneira gradual. 

Confira agora algumas dicas para te ajudar a manter a dieta. Confira a seguir:

Procure um profissional para começar sua mudança

Antes de aderir a uma determinada dieta, ou cortar certos tipos da sua alimentação, procure um profissional! Mas, você deve estar se perguntando por quê?

Cada organismo é único e possui suas necessidades específicas. Se, você começar a cortar alguns alimentos por conta própria, pode acabar doente e com graves problemas.

O profissional, deve analisar o seu caso, recomendar exames e, a partir daí, montar um cronograma ideal para você e seu corpo.

Nada de mudanças repentinas. Comece com pequenas rotinas

Como dissemos, um passo de cada vez. Nada de querer mudar radicalmente de hábito, porque você vai acabar tendo recaídas e se frustrando.

Logo, o recomendado é ir começando por partes. Que tal mudar alguns ingredientes do seu café da manhã? Adicione mais frutas, alimentos naturais e fibras - como a aveia e o iogurte natural.

Se habituou? Vá modificando os alimentos de todas as refeições aos poucos. Lembre-se, dietas extremamente agressivas e restritivas, aumentam a chance de recaídas e o efeito sanfona ocorre.

Não pule refeições ou faça jejuns longos

Quando iniciar sua reeducação alimentar, procure investir em alimentos mais saudáveis e não deixar de comer por longas horas.

Fora que, longos períodos sem comer, desencadeiam compulsões alimentares. Isso faz com que se coma mais do que precise e, como resultado, seu organismo se desequilibra.

Não se prive de comer o que gosta, apenas se fiscalize e monte rotinas

Outro grande erro, é cortar totalmente alimentos que gosta e fazem parte do seu dia-a-dia. 

A dica de ouro aqui, é se policiar para reduzir a quantidade e a frequência em que se consome determinados tipos, como os mais gordurosos. Restringir de vez, pode gerar compulsão e até outras graves consequências.

Lembre-se sempre: dieta saudável não é aquela restritiva demais, mas sim, a que se adapta a sua necessidade.

Organize o seu cotidiano e tente montar uma agenda

Sabemos que na correria do dia-a-dia, os alimentos prontos são mais fáceis. Para burlar isso, que tal montar um cronograma de alimentação saudável, variando os pratos?

Além disso, você já pode deixar alguns alimentos já pré-cozidos ou prontos no final de semana. Basta congelar e ir esquentando no decorrer dos dias. 

Faça snacks saudáveis para ir comendo entre as refeições

Lembra da regrinha de não ficar muitas horas sem comer? Então, entre as refeições, o ideal é contar sempre com comidas saudáveis e leves.

Frutas, lanches naturais e oleaginosas são excelentes opções para colocar na sua rotina e manter uma dieta saudável. Mas, além disso, existem balinhas saudáveis e que ajudam a manter a saciedade durante o dia. 

Beltfull Balas Mastigáveis Vitaminadas

Nós, da Belt Nutrition, temos 2 opções muito saborosas para te manter satisfeito e, de quebra, ter um snack saboroso e saudável.

O Beltfull de banana ou Beltfull de Cacau, são  produzidas com biomassa de banana verde,, fonte de fibra e com um delicioso sabor de banana ou cacau. 

Possui baixo índice glicêmico (ideal para diabéticos e celíacos, por exemplo), aumenta a saciedade e de, de quebra, tem vitaminas essenciais que podem não ser absorvidas no dia-dia.

Não deixe de conferir essa opção saudável! Espero que nosso conteúdo tenha te ajudado a manter uma dieta saudável e equilibrada, melhorando sua saúde física e mental.



Produtos Relacionados