O ano de 2020 foi marcado como um dos mais desafiadores da humanidade. Um dos principais motivos se deve por conta da pandemia do COVID-19 - conhecido como coronavírus. Por ainda ser novidade e muita de suas características serem desconhecidas, aderir ao isolamento social e aumentar a imunidade, parecem ser as respostas mais assertivas para o momento.

Um sistema imune comprometido, deixa o corpo suscetível a diversas ataques - tanto externos, quanto internos. Além do risco de contrair diversas doenças e experienciar sintomas mais graves, doenças crônicas inflamatórias e autoimunes se aproveitam desse quadro.

Como a imunidade atua no nosso organismo

Antes de entendermos como aumentar a imunidade, é preciso compreender de qual maneira o sistema imunológico funciona.

Nosso sistema imune é formado por diversas células e tecidos, que garantem a proteção de todo o corpo. Existem diversas glândulas que fazem esse papel de defesa, como os gânglios linfáticos, que filtram o sangue e seguram corpos estranhos que possam ser perigosas ao organismo.

Porém, vale o destaque para duas estruturas fundamentais: os leucócitos e os anticorpos:

 

  • Leucócitos: também conhecidos como as glóbulos brancos, elas são células livres que circulam por todo nosso corpo, através dos vasos sanguíneos. São umas das principais linhas de defesa do organismo, atacando imediatamente qualquer corpo estranho que encontrarem.
  • Anticorpos: elas são reconhecidas pelo nome de imunoglobulinas. Quando os leucócitos encontram um organismo potencialmente perigoso, estimulam a produção dos anticorpos. Eles se ligam a substância que gerou sua produção, interagindo quimicamente a fim de neutralizar a ameaça. Dessa maneira, ele gera um reconhecimento da substância para que outras estruturas possam reconhecer o corpo estranho, levando a absorção dele e permitindo sua eliminação.

 

Acredito que dê para se ter uma percepção maior da importância da imunidade e, porque é fundamental tê-la fortalecida, não é mesmo? 

E esse papel fundamental fica ainda mais evidente perante ao cenário que estamos vivendo. É preciso ressaltar um ponto importante aqui: não existe nenhum método que impeça a infecção pelo coronavírus, enquanto não houver a vacina!

Porém, quanto mais forte o sistema imunológico está, maior vai ser sua reação e proteção ao vírus. Em outras palavras, quanto melhor estiver a sua imunidade, menor a probabilidade de desenvolver os quadros mais graves da doença. Ainda, foram divulgados diversos estudos sobre a deficiência de vitamina D e a relação com a gravidade do covid-19.

Como aumentar a imunidade e garantir mais saúde para o seu corpo

Não existe receita mágica que vai fazer seu sistema imune ser mais resistente! Alimentação equilibrada, bons hábitos de higiene e cuidado, cuidado com a saúde mental e suplementação são o caminho para atingir esse objetivo.

A seguir, vamos descrever com mais detalhes sobre esses pontos, para te ajudar a aumentar a imunidade rapidamente:

Mantenha sua saúde mental em dia:

Você pode se perguntar: o que saúde mental tem a ver com imunidade? A resposta é muito simples… Está intrinsecamente ligada a melhorar a imunidade!

Nosso corpo funciona produzindo diversas substâncias e hormônios essenciais para a nossa sobrevivência. E quando nossa mente ou emocional não está bem, nossa defesa sente.

É só analisar a si mesmo: quantas vezes você estava passando por um período de grande estresse e em sequência ficou muito doente? Seja por uma gripe, alergia severa ou qualquer outra patologia?

Isso ocorre, porque a maioria dos transtornos mentais crônicos (depressão, ansiedade e estresse), fazem com que o corpo libere muito cortisol e adrenalina. Isso acaba afetando as células de defesa, diminuindo sua quantidade e consequentemente sua eficácia. 

Dessa maneira, o corpo fica extremamente fragilizado, aumentando as chances de infecções e sintomas mais graves.

Hábitos de higiene são extremamente necessários para a sua imunidade

Se seu sistema imunológico está fragilizado e você está sofrendo com isso, reveja agora mesmo seus hábitos de cuidado e higiene!

Lavar bem as mãos antes de comer, após usar o banheiro ou de chegar de algum lugar (especialmente rua e transporte público), são ações que devem ser da sua rotina a todo momento. E não apenas por causa do COVID-19!

Quando não se tem essas ações que parecem tão simples e banais, sua saúde está ameaçada! Diariamente você ingere milhares de microorganismos perigosos e que comprometem sua defesa, desgastando cada dia mais.

Nosso corpo demora um certo tempo para produzir essas células novamente. Então, quanto mais riscos se expõe, mais frágil seu organismo fica a esses ataques.

Aposte na alimentação equilibrada e saudável

Sim, a alimentação é a chave para termos uma vida com mais saúde e vitalidade. Isso é um fato, porém, é comum negligenciarmos esse ponto tão importante.

Especialmente quando o assunto é imunidade baixa e como melhorá-la. Primeiro ponto: aposte em comidas mais naturais e feitas em casa. Diminua a quantidade de fast foods e alimentos industrializados e ultraprocessados.

Eles tem pouco ganho nutricional, porém, muitos compostos perigosos ao corpo: gorduras saturadas, altas concentrações de açúcar e sódio, conservantes e muitos outros. Coloque em sua dieta alguns alimentos aliados a imunidade, como:

  • Frutas cítricas: são muito ricas no ácido ascórbico - vulgo Vitamina C. Essa vitamina é uma das que mais são recomendadas para aumentar a imunidade. Isso porque, ela é um excelente antioxidante, agindo diretamente nos radicais livres e aumentando a produção das defesas.
  • Iogurte: melhor amigo da flora intestinal e dos seus microorganismos. Um fato importante é que, grande parte das células de defesa, são produzidas pelo intestino. Logo, equilibrar e deixá-lo mais saudável, melhora a resposta de defesa do corpo. 
  • Mel: a velha mistura de chá de limão com mel não é à toa! Esse alimento é rico em minerais e também em flavonoides - um tipo de antioxidante. Ele também é bactericida, ajudando no combate a infecções.

Esses são alguns dos exemplos de alimentos naturais e saudáveis que vão ajudar a combater a imunidade baixa. Á seguir, conheça mais sobre a suplementação e como ela vai te ajudar a ter mais imunidade.

Escolha a suplementação certa para te ajudar a aumentar sua imunidade!

A suplementação é um grande aliado e todos podem fazê-la. Claro que tomando as devidas precauções e seguindo corretamente as orientações, afinal tudo que é demais também faz mal!

Aqui na Belt Nutrition contamos com a  Belt Vitamina C Blend. Ele é um mix de vitamina C. A Vitamina C Blend é um mix composto por 3 diferentes tipos de vitamina C: ácido ascórbico, ascorbato de sódio e palmitato de ascorbila. Esse blend foi criado para favorecer a absorção no corpo. .

Além de ser um poderoso antioxidante e ajudar diretamente a melhorar o sistema imune, a vitamina C possui outras características incríveis. Ela estimula a produção do colágeno (ajudando na saúde de pele e unhas), além de aumentar a absorção de ferro.

Isso faz com que o corpo consiga aproveitar melhor esse mineral, essencial para o funcionamento do corpo e produção das células vermelhas do sangue - responsáveis por carregar oxigênio.

E aí, o que achou de nossas dicas? Não negligencie sua imunidade, tome as devidas precauções e conheça a vitamina C agora mesmo!