Cuidados com a alimentação infantil.

Cuidados com a alimentação infantil.

A alimentação é fundamental para o crescimento e desenvolvimento da criança tanto no aspecto mental quanto físico. A infância é o período onde os hábitos alimentares são formados, e por isso a participação dos pais ou responsáveis é tão importante nesse processo que influencia as futuras escolhas alimentares.

É inútil os pais desejarem que os filhos apresentem hábitos alimentares saudáveis, quando a referência no ambiente familiar é o oposto. Lembre-se de que a dieta dos pais serve como modelo positivo para a qualidade da alimentação dos filhos. Os cuidados com a alimentação infantil deve ser pensado levando em conta a importância da alimentação na vida das crianças. O déficit de vitaminas e minerais durante a infância pode comprometer o desenvolvimento da criança durante toda a sua vida, como é o caso dos problemas de crescimento e problemas na formação óssea.

Os cuidados com a alimentação da criança deve estender-se além dos alimentos que são consumidos em casa, mas também na escola e em locais de passeio.

Atenção com a alimentação infantil

O incentivo ao consumo de alimentos como frutas, verduras e legumes é de extrema importância. As frutas podem ser consumidas como sucos ou em sua forma natural. A criança deve se acostumar a comer frutas principalmente nos lanches , ao invés de consumir biscoitos e salgadinhos. Consumir verduras e legumes pode ser uma tarefa difícil para as crianças, porém, é importante utilizar a criatividade nesse momento, como criar rostos ou animais com estes alimentos no prato da refeição.

Muitas vezes a criança apresenta preferência pelas guloseimas. Neste caso, é fundamental que os pais evitem levá-los ao supermercado, pois certamente os pedidos por esses alimentos serão frequentes. Se os pais não ingerem esses alimentos, consequentemente os filhos não irão comê-los. Lembre-se: é necessário que esses alimentos sejam evitados, mas eles podem ser consumidos esporadicamente, mas nunca com frequência. Esses alimentos apresentam em sua composição uma grande quantidade de açúcares, gorduras e sódio que, a longo prazo, pode prejudicar a saúde da criança bem como causar obesidade.

A alimentação da criança deve abranger todos os grupos alimentares, pois é fundamental que ela consiga ingerir carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras em proporções adequadas. Cada nutriente irá desempenhar um papel importante no organismo, portanto é importante evitar qualquer tipo de deficiência nutricional que com certeza irá prejudicar o desenvolvimento infantil.

As fibras podem ser obtidas através das frutas, verduras, legumes e dos alimentos integrais. Elas evitam a constipação intestinal. Através do consumo de alimentos fonte de fibras é possível obter uma melhora no funcionamento do intestino.

É sempre melhor que a criança leve o próprio lanche de casa. Na lancheira, deve ter alimentos como: suco natural, frutas práticas (como maçã, uva, banana ou pera), biscoitos (sem recheio), pedaço de bolo, sanduíche natural, iogurte entre outros. IMPORTANTE: a lancheira térmica é ideal para conservar os alimentos frescos por mais tempo.

Não se esqueça: quando o contato da criança com a comida é prazeroso desde cedo, ela tende a experimentar novos alimentos com mais facilidade.

Com base nisso tudo que você leu, na Belt Nutrition Suplementos você os polivitamínicos e poliminerais ideais para complementar a alimentação do seu filho. Os suplementos podem facilmente fazer parte do dia a dia das crianças, trazendo todas as vitaminas para uma vida saudável. 

Quer saber mais? Acesse nosso site e confira nossos produtos da linha infantil. 

 

 



Produtos Relacionados