Para uma vida equilibrada e saudável, nosso corpo precisa de nutrientes - especialmente as vitaminas e minerais. Elas são essenciais para diversos processos do organismo, mesmo os mais básicos. Hoje, iremos falar sobre o Ácido Ascórbico - também conhecido como Vitamina C.

Entenda o que é vitamina C, seus benefícios e quais suas principais funções no corpo humano. Confira á seguir:

 

O que é Vitamina C?

Ela é um micronutriente, que compõe o grupo de vitaminas hidrossolúveis. Isso significa que o ácido ascórbico é solúvel em líquidos, fazendo com que ela seja mais biodisponível e utilizada mais facilmente. Essa especificidade da vitamina C, faz com que o corpo seja impossibilitado de produzir ela sozinho.

Logo, a única maneira de obter essa vitamina, é através da ingestão de alimentos e de suplementos que sejam ricos nesse nutriente fundamental. Ela é tão importante, porque atua em quase todos os processos fisiológicos: 

  • Estimular a formação do colágeno (essencial para a reparação de tecidos e pele);
  • Ajuda nos processos enzimáticos celulares;
  • Acelera a produção de neurotransmissores;
  • Tem propriedades como um poderoso antioxidante. 
  • Essencial para a absorção e aproveitamento do ferro.

Para que serve a vitamina C então?

Como já demos um pequeno spoiler acima, ela tem papel em quase todas as reações do organismo - metabólico, celular e bioquímico. Porém, a sua ação que mais se destaca, é a capacidade de se tornar o mais potente antioxidante!

Alguns estudos recentes, estão visando compreender o quão essa propriedade realmente age no organismo, combatendo radicais livres. Até o momento, os resultados são promissores: ela é capaz de limitar a ação dos radicais livres e controlar o nível de acidez no corpo. 

Agora, os cientistas querem descobrir se essa capacidade antioxidante pode prevenir doenças graves que dependem desse ambiente da acidez para se desenvolver, como: câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas. 

Além disso, ela é a maior e melhor aliada do ferro! Isso porque ela aumenta a biodisponibilidade do mineral no organismo, aumentando a capacidade de absorção e potencializando seus efeitos positivos - como a prevenção contra anemias!

A imunidade também ganha muito com a sua dose diária de ácido ascórbico! Afinal, ela atua na regeneração a nível celular, acelerando a reposição das células de defesa, ajudando o corpo a se defender de ameaças.

 

E quais os benefícios da vitamina C?

Acredito que já deu para entender o quão importante e vital é esse nutriente para a sua saúde, não é mesmo? Conheça alguns dos principais benefícios dela:

  • Protege o corpo contra a ação dos radicais livres e ajuda a combater doenças inflamatórias;
  • Estimula a produção do colágeno - essencial para a saúde da pele, sua beleza e recuperação;
  • Possui efeito protetor sobre as células, especialmente as imunes e metabólicas;
  • Age diretamente nas células do sistema nervoso e ajuda na produção de hormônios fundamentais, como a serotonina;
  • Impede o processo de deterioração das artérias;
  • Aumenta a síntese hormonal;
  • Ajuda na absorção e maximiza a ação do ferro nas células;
  • Melhora a disposição e reduz os níveis de estresse, uma vez que ajuda a regular o cortisol.

Ufa, com tantas vantagens para a saúde, tem como dizer não para esse ácido que já consideramos para caramba? Mas e agora, onde encontrar vitamina C?

Maiores fontes de vitamina C

A alimentação balanceada e com todos os grupos de alimentos, é a maneira mais eficiente, segura e garantida de obter os nutrientes necessários para o seu dia-a-dia. Abaixo, separamos uma listinha das principais fontes de onde encontrar vitamina C, confira:

  1. Frutas ácidas - por essa característica, são ricas em vitamina C - como a laranja, acerola, tangerina, limão, abacaxi e kiwi;
  2. O morango também é uma ótima fonte;
  3. Goiaba;
  4. Caju;
  5. Brócolis;
  6. Couve - principalmente cru;
  7. Pimentão amarelo;
  8. Mamão;

Legumes e vegetais possuem vitamina C, porém, a sua maior prevalência é nas frutas, especialmente as ácidas. Isso ocorre especialmente pela característica química do ácido ascórbico!

 

E além da alimentação, qual a melhor alternativa?

Por ser hidrossolúvel e ser mais facilmente absorvida, sua necessidade diária pode oscilar e apenas a alimentação não seja capaz de repor esse nutriente. Especialmente em dietas restritivas e pessoas com intolerâncias. 

Como pudemos perceber, ficar sem essa vitamina não é uma opção, especialmente para manter o equilíbrio biológico. Sendo assim, a melhor maneira é contar com a melhor vitamina C para tomar no dia-a-dia. 

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Além disso, a fórmula é desenvolvida com um meio de transporte ativo - permitindo total absorção pelo intestino delgado! A vitamina C cápsula, é o seu maior aliado para manter a saúde em dia e, de quebra, ter mais disposição para a sua rotina.

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