Como ter um corpo saudável com alimentação?

Como ter um corpo saudável com alimentação?

Um dos aspectos que a pandemia do novo coronavírus trouxe à tona, foi ter um estilo de vida mais equilibrado e uma saúde forte. Mas, grande parte desse objetivo deve ser centrado em um planejamento alimentar saudável e que realmente atenda as necessidades do seu organismo.

Entretanto, sabemos o quanto é difícil conseguir montar esse planejamento e manter uma dieta mais balanceada. Falta de tempo, dificuldade em reeducar sua alimentação e hábitos presentes, são os principais desafios a serem superados.

Porém, se você está firme nesse objetivo e quer saber quais são as melhores maneiras de atingi-lo, chegou no lugar certo! Continue acompanhando e boa leitura!

Corpo saudável: qual a importância da alimentação balanceada?

Desde crianças, ouvimos vários ditados populares: “saco vazio não para em pé”, “comer bem para crescer bem” e por aí vai. Mas, não basta apenas comer, é preciso se alimentar bem e com ingredientes realmente benéficos para nossa saúde.

Os industrializados, ultraprocessados e fast-foods, são realmente uma delícia e grandes tentações. Porém, não trazem quase nenhum nutriente e, pior, seus compostos podem danificar gravemente sua saúde e gerar problemas crônicos.

Não estamos dizendo que não pode nunca comer esses tipos de alimentos! De vez em quando, não existe mal algum. Porém, o problema mora nas situações que eles viram rotina e - basicamente - a única fonte de alimentação.

Nossa dieta deve se basear na pirâmide alimentar: ela separa cada alimento por grupos e demonstra o quanto de cada um, precisamos diariamente para manter nossa saúde em dia. E qual a importância da alimentação saudável para um organismo balanceado?

  • Uma alimentação balanceada com todos os grupos alimentares, consegue repor quase todos os nutrientes que seu corpo necessita para funções básicas e complexas;
  • Melhora a qualidade do sono;
  • Combate transtornos de humor - depressão, ansiedade e estresse, por exemplo;
  • Ajuda a manter o bom funcionamento cognitivo e mental;
  • Previne o envelhecimento precoce e cuida do aspecto da pele;
  • Auxilia o bom funcionamento do sistema digestivo, diminuindo sua sobrecarga e danos futuros;
  • É capaz de fornecer energia e aumentar a disposição para sua rotina diária;
  • Combate inflamações e pode prevenir doenças crônicas como o câncer;
  • Entre muitos outros pontos.

Resumindo: a alimentação balanceada e realmente foca nos alimentos naturais, é a base para se construir um corpo com mais saúde, disposição e qualidade de vida!

E como ter uma alimentação saudável?

Agora, vamos para o ponto principal do conteúdo, as dicas úteis para que você consiga inserir esse hábito positivo na sua rotina, de forma efetiva. Entenda:

1 - Não queira realizar mudanças radicais, de uma só vez

A maioria das pessoas, acabam desistindo desse objetivo, porque resolvem “abraçar o mundo com os braços”. Entenda que mudanças de hábitos - especialmente quando eles já estão instalados - não ocorrem do dia para noite.

Logo, fazer dietas extremamente restritivas, cortar os itens que mais se gosta de uma vez só e já esperar que vá conseguir fazer milagre em pouco tempo, é o pior inimigo da reeducação alimentar!

São nas pequenas mudanças, que alteram os comportamentos já instalados e começamos a nos adaptar. Portanto, tenha paciência e vá fazendo as coisas no seu limite, sem ser muito radical. Se você gosta de doces, por exemplo, comece a reduzir a quantidade por semana e, gradualmente, vá colocando substitutos mais saudáveis.

2 - Faça um planejamento semanal

Pode parecer impossível esse tipo de planejamento. Mas ele vai te ajudar (e muito) a organizar sua rotina alimentar toda semana, especialmente se você tem pouco tempo para isso!

Comece colocando todos os grupos de nutrientes essenciais, que precisam entrar na sua dieta. Depois, separe por dias e, principalmente, por refeição. Dessa maneira, você já pode adiantar alguns preparos e, na correria, já sabe o que precisa ser feito!

3 - Comece a reduzir alimentos industrializados

Esses tipos de comidas são cheias de químicas - como conservantes, açúcares industrializados e gorduras supersaturadas. A longo prazo, essas substâncias estão ligadas a doenças sérias, como o câncer, obesidade, diabetes e muito mais!

O ideal é sempre apostar nos alimentos feitos em casa, o mais natural possível. Mas, não adianta reduzir os industrializados e continuar cozinhando com excesso de sal e temperos prontos! Eles também são ricos em sódio e outras substâncias perigosas.

Entenda que, esses tipos de refeições, possuem muitas calorias e pouca propriedade nutricional. Afinal, o processo industrial acaba destruindo quase todas as vitaminas e minerais do alimento. Alimento é aquele mais natural possível, preparado diretamente na sua casa!

4 - Consuma mais verduras, frutas e vegetais

Um dos hábitos do corpo saudável com alimentação, é inserir esses grupos na sua rotina diária. Seja por falta de vontade ou, até mesmo não gostar, acabamos perdendo o hábito de ingerir esses alimentos, que são extremamente ricos em nutrientes essenciais.

Mas, caso você não goste de determinados tipos, existem maneiras de colocar ele na sua alimentação! Sopas, chás, sorvetes naturais, sucos detox e outros, são excelentes alternativas. Então, não existem desculpas para não começar agora mesmo.

5 - Água é essencial

Para uma alimentação saudável, a ingestão de água é essencial e não pode ser renegada. Afinal, mais de 70% da nossa massa corporal, vem dos líquidos!

A hidratação auxilia na eliminação de substâncias perigosas, auxilia no equilíbrio termodinâmico do corpo, é responsável pelo transporte de nutrientes e muito mais. Lembrando que o recomendado de água, é de mais de 2l ao dia, variando principalmente pelo peso corporal.

6 - Aposte na suplementação certa!

Nem sempre apenas a alimentação é capaz de repor todas as vitaminas e minerais que o seu corpo precisa diariamente. Isso ocorre, principalmente, por fatores orgânicos de incapacidade de absorver determinados alimentos e pacientes que passaram por cirurgias como a bariátrica.

Mas, não é preciso se preocupar, afinal, os suplementos estão aí exatamente para serem um grande aliado e reforço na sua alimentação saudável.

Nós, da Belt Nutrition, recomendamos nosso famoso Belt +23 Soft MAX! Sua fórmula exclusiva, conta muito mais vitaminas e minerais - de A a Z. Nosso produto atende mais de 100% das suas necessidades diárias de nutrientes. Sua fórmula tem 3 grandes diferenciais:

  1. Todos os comprimidos são revestidos por uma substância gelatinosa. Isso facilita a deglutição e, também, auxilia na absorção do organismo.
  2. Os minerais são todos quelatos. Essa disposição maximiza sua absorção e permite um aproveitamento de 90% desses nutrientes;
  3. As vitaminas são compostas por sua forma ativa, ou seja, maior absorção e eficácia.

E aí, o que achou do nosso conteúdo? Não deixe sua saúde em segundo plano e comece agora mesmo a sua jornada por um corpo mais saudável. Não se esqueça de conferir nossos suplementos e potencialize o seu organismo!

 

 



Produtos Relacionados