Como obter a vitamina D em dias nublados?

Como obter a vitamina D em dias nublados?

Para ter uma saúde equilibrada, bem-estar e mantermos nosso corpo funcionando como deve, é preciso se atentar aos nutrientes. Cada um deles - seja as vitaminas, ou os minerais - são fundamentais e têm papéis indispensáveis na manutenção das funções corpóreas.

Eles funcionam como combustíveis para nosso organismo, ajudando todo o corpo a funcionar corretamente. A falta de alguns nutrientes, pode acarretar em prejuízos graves para nossa saúde, levando a doenças crônicas severas. 

Hoje, iremos falar sobre a famosa vitamina do sol, a Vitamina D. Entenda como ela age no nosso organismo, seus benefícios e como evitar sua deficiência. Confira!

 

Como funciona a Vitamina D no nosso organismo

Esse é um nutriente da classe dos lipossolúveis, ou seja, é dissolvida em contato com lipídios. Logo, para ser absorvida e corretamente utilizada, é preciso a presença de bile e suco pancreático. 

Ela é uma das vitaminas que o corpo é capaz de produzir por si só. Essa característica, faz com que a substância seja um hormônio, não apenas um micronutriente. E todo seu funcionamento é realmente impressionante.

A pró-vitamina D (7- dehidrocolesterol) fica “retida” na pele, que é um dos compostos iniciais do nutriente. Quando a irradiação solar entra em contato com a derme, o corpo converte a pró em pré-vitamina D. Essa composição final, é absorvida e convertida pelo rim como a Vitamina D propriamente dita.

Por sua característica peculiar e capacidade do corpo produzir e converter esse nutriente, ela é pouco encontrada em alimentos. Sua concentração é baixa em ovos e peixes - especialmente os de água salgada como o salmão e atum.

E quais são os benefícios da vitamina D?

Conforme vimos, a Vitamina D é muito mais do que um nutriente. Ela tem a classificação de hormônio, o que abrange ainda mais sua importância e atuação para saúde. Escutamos muito falar de outros nutrientes, mas, será que você conhece toda a relevância dela? Confira abaixo:

Indispensável para a manutenção dos ossos

Se a sua preocupação é em se prevenir contra a temida osteoporose, então é preciso se atentar aos níveis de vitamina D no seu corpo. Isso porque, o cálcio - mineral responsável pela formação e regeneração óssea - precisa da presença da vitamina.

Isso porque, ela atua no intestino, agindo como uma facilitadora no órgão. Dessa maneira, a absorção de cálcio e fósforo é potencializada. Além disso, a vitamina D também está presente nos ossos, como uma cola entre a estrutura e o mineral.

Poderoso anti-inflamatório e antioxidante

Ela age como um verdadeiro detox no organismo. Por seu poder de regenerar células e atuar em quase todas as partes do corpo, a vitamina D é uma aliada importante no combate da oxidação gerada pelos radicais livres.

Além disso, ela ajuda o corpo a reduzir a produção de substâncias inflamatórias. Isso tudo ajuda a melhorar a imunidade - auxiliando na regeneração e proteção dessas estruturas, melhora o agravamento das doenças crônicas, entre outros.

Fortalecimento muscular e cardíaco

Outra estrutura beneficiada com a presença da vitamina D, são os músculos. Isso porque, esses tecidos, têm participação ativa desse nutriente no seu processo de formação. Estudos também comprovam sua eficácia em agilidade e força muscular.

No sistema cardiovascular, a vitamina D combate a pressão alta, estabilizando o fluxo sanguíneo e reduzindo a sobrecarga no coração.

 

E em dias nublados, tem vitamina D?

Deu para perceber o quanto essa vitamina é importante para nossa saúde e qualidade de vida, não é mesmo? Se a principal fonte para liberação do nutriente é o sol, como pegar vitamina D em dias nublados?

Essa é uma dúvida muito comum, especialmente em dias chuvosos, ou estações onde a incidência solar é menor - como o inverno. Para tanto, essa é uma realidade nos países nórdicos, onde o inverno quase não tem sol e a vitamina D se torna uma preocupação.

Estudos comprovam que, em dias nublados e/ou muito poluídos, a capacidade de produção do nutriente cai em até 54%. Apesar de não ser possível produzir a quantidade normal, ainda é recomendado que, mesmo em dias nublados, fique exposto ao menos 20 minutos por dia sem protetor solar.

Mas, além dos dias nublados, algumas pessoas não gostam - ou não podem - tomar sol. Quando a rotina é corrida então e você trabalha o dia inteiro fechado, é quase impossível tomar sua dose diária de sol, não é?

 

Como posso repor os níveis de Vitamina D então?

Em dias nublados ou em períodos de inverno intenso, onde a incidência solar é bem menor, é preciso se preocupar na reposição da vitamina. Como você já percebeu, ela é essencial em diversas atribuições que garantem nossa saúde e equilíbrio das funções.

A alimentação também não consegue repor o nutriente, especialmente porque sua concentração neles é baixa. Quando isso acontece, a melhor solução é considerar a suplementação de vitamina D.

Para ter os melhores benefícios que a vitamina D pode trazer, desenvolvemos o Belt Vitamina D 2.000UI. Nosso suplemento de vitamina D, oferece uma quantidade alta do nutriente para o seu corpo, considerando a necessidade diária, contra alguns efeitos da absorção.

Com nosso produto, você mantém seus níveis da vitamina em dia, bem como todos seus benefícios e previne diversos problemas mais graves!

 

 



Produtos Relacionados