O sexo é considerada uma das necessidades básicas pela pirâmide de Maslow - junto a alimentação, sono, água. E, não é para menos! Manter uma saúde sexual é benéfico para todo o organismo.

Porém, infelizmente, é um tema que ainda sofre muito tabu na sociedade e tem muitos preconceitos. Aqui neste artigo, vamos abordar sobre a importância da saúde sexual, seus benefícios e como contornar a falta de líbido. Vamos lá?

A saúde sexual como uma necessidade básica

Como abordarmos na introdução, o sexo é uma das necessidades básicas do ser humano. Ou seja, é um instinto primitivo, ligado principalmente à perpetuação da espécie. Entretanto, sua importância não se resume apenas a essa função.

O sexo é fundamental para todo o organismo, sendo capaz de regular e até potencializar diversas funções essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. 

Sobre esse tema, é fundamental falarmos sobre o conceito instituído sobre a saúde sexual e reprodutiva: ela representa que todo indivíduo possui o direito de ter uma vida sexual prazerosa e segura. Contando dessa maneira, com todas as informações sobre sexualidade, além da educação sobre prevenção às ISTs.

Além disso, esse programa também contempla o direito do casal sobre a escolha do momento de sua paternidade, através da informação e disponibilização de métodos contraceptivos.

Qual a importância da saúde sexual e seus benefícios?

Por ser uma necessidade fisiológica, quando feito seguindo todos os cuidados possíveis, o sexo promove efeitos positivos por todo o corpo.

Ele altera e regula funções hormonais, auxilia em diversas funções metabólicas e é um grande aliado no combate de transtornos mentais, entre outros. Abaixo, separamos alguns dos principais benefícios, para que compreenda a importância da saúde sexual:

1 - Combate transtornos de humor e emocionais

O estresse, ansiedade e a depressão são considerados o mal do século. Especialmente após um período tão conturbado quanto uma pandemia mundial e o isolamento social.  

Todo esse quadro, gera consequências devastadoras para o emocional, deixando vulnerável para esses transtornos sérios. É aí que entra a importância da saúde sexual para a mente! Imediatamente após o ato, o organismo libera dois neurotransmissores essenciais:

  • Oxitocina - hormônio relacionado à paixão e o prazer sexual; 
  • Endorfina - hormônio conhecido por sua ação anti-inflamatória e relacionada ao bem-estar.

Ambos são essenciais para o combate ao cortisol e a adrenalina - hormônios ligados ao estresse e que afetam a produção de outros neurotransmissores positivos. Dessa maneira, eles reduzem o estresse e auxiliam no combate dos sintomas desses problemas.

2 - É positivo para a saúde cardiovascular

O ato sexual equivale a um nível moderado de atividade física. Logo, ele contribui para a circulação sanguínea e a boa contração dos músculos cardíacos. 

Além disso, estudos comprovam que manter a saúde sexual em dia, reduz as chances de infartos e mortes por AVC.

3 - Melhora a qualidade do seu sono

Nos tópicos anteriores, comentamos sobre os hormônios que são liberados após o sexo. Por estimular a produção de neurotransmissores considerados “positivos”, o corpo e a mente ficam mais relaxados.

Além disso, esses mesmos hormônios também auxiliam na produção da melatonina - o neurotransmissor responsável pelo sono REM.

4 - Fortalece o sistema imunológico

Estudos comprovaram que uma vida sexual ativa, estimula a produção da imunoglobulina A (IgA). Esse é um dos principais anticorpos de defesa do nosso organismo. 

É ele quem combate infecções geradas por vírus e bactérias, estimulando a produção de outras células de defesa e também da imunidade.

Mas, e quando a vida sexual não está boa? 

Muitas vezes, a saúde sexual não está do jeito que gostaria que estivesse. Isso ocorre porque a libido pode estar baixa. A libido, nada mais é do que a pulsão sexual propriamente dita, a energia que move para o ato.

Sem ela, não existe o prazer na relação e o efeito pode ser o contrário do que está se tentando atingir. A libido baixa pode ser por diversos motivos:

  • Problemas hormonais graves;
  • Ansiedade, depressão e estresse;
  • Autoestima baixa;
  • Entre diversos outros motivos.

Ao identificar o problema, é essencial procurar ajuda profissional e chegar na raiz, descartando qualquer situação mais séria - como uma doença mais grave. 

Mas, é importante reforçarmos: cada pessoa é única! A libido de um, vai ser totalmente diferente da outra e está tudo bem. Outro ponto importante é que, está tudo bem não sentir desejo a todo momento. No dia-a-dia, passamos por altos e baixos e isso afeta o desejo sexual.

É preciso ligar o sinal de alerta, quando essa falta de vontade se prolonga por muito tempo e, mesmo com estímulos, o desejo e vontade não aparecem. Mas, você sabia que é possível aumentar sua libido de forma simples e potencializar seu desempenho sexual com o suplemento certo?

Conheça os estimulantes sexuais da Belt Nutrition!

Existe sim remédio para falta de libido! Pensando em você, que deseja ter mais saúde sexual, nós desenvolvemos nossos estimulantes sexuais - tanto para ele, quanto para ela.

O Belt Homme é um suplemento que conta com o reforço do guaraná e do açaí. Eles são potentes vasodilatadores, termogênicos e também são conhecidos por suas propriedades afrodisíacas. Além disso, as cápsulas são enriquecidas com vitaminas e minerais essenciais para a manutenção da sua saúde física e mental.

Já o Belt Femme utiliza as propriedades da Gogi Berry. Esse fruto é conhecido há milênios e utilizado para potencializar a vida sexual. Também enriquecido com vitaminas e minerais para cuidar da saúde, o Belt Femme também tem ações antioxidantes e anti-inflamatórios.

Existe também o Belt Rainbow com Maca Peruana que conta com os melhores componentes que a natureza pode oferecer para transformar sua libido. A Maca Peruana é um fruto utilizado há milênios pelos povos da América do Sul, sendo reconhecido por suas capacidades afrodisíacas. 

Além dela, o suplemento ainda conta com guaraná, vitaminas e minerais, que atuam:

  • Melhorando o sistema imunológico;
  • Estimulando a circulação;
  • Aumentando a disposição física;
  • Regulando hormônios essenciais para saúde mental.

O que você está esperando para conhecer nossos produtos e transformar sua saúde sexual para melhor?