Como manter o equilíbrio do seu corpo

Como manter o equilíbrio do seu corpo

Qualidade de vida é um objetivo perseguido pela maioria das pessoas. Especialmente, frente a uma era onde o estresse, ansiedade e problemas diversos são a realidade de muitos. Mas, como manter a mente e o corpo saudável, mesmo frente a todas essas adversidades?

Para te ajudar a ter sucesso nessa missão, separamos algumas dicas certeiras de como atingir o equilíbrio do seu corpo e ter mais saúde e qualidade de vida.

Formas de manter o equilíbrio do seu corpo e mente.

Exercite o seu autoconhecimento

Uma mente equilibrada ajuda a ter um corpo equilibrado. Afinal, é impossível separar eles - um está intrinsecamente ligado ao outro. E, muitas vezes, de maneiras que nem imaginamos.

Processos mentais não resolvidos, são falados através de reações físicas - as chamadas somatizações. Logo, se você deseja manter o equilíbrio do seu corpo, é preciso tratar a mente. Existem diversas ferramentas que podem te auxiliar nessa jornada do autoconhecimento:

Terapia: infelizmente, no nosso país, ainda existe muito preconceito sobre procurar terapia. Mas, saiba que é um processo muito benéfico e positivo, recomendado para todos - até quem não tem nenhum transtorno ou problema grave. 

Meditação: essa é uma técnica milenar de concentração e olhar para dentro de si. Essa prática, ajuda a controlar ansiedade, estresse e refletir de maneira mais calma e neutra, em diversas situações. Existem inúmeras técnicas e formas de realizar a atividade, basta encontrar a que mais se adapta e investir seu tempo nela!

Ao trabalhar seu autoconhecimento, você traz muito aprendizado e evolui como pessoa. Logo, seus processos mentais e fisiológicos, podem se alinhar e melhorar o equilíbrio do seu corpo.

Coloque em sua rotina as práticas de exercícios e esportes

É até repetitivo inserir essa dica. Porém, está mais que comprovado pela ciência, os benefícios dos exercícios para a saúde do corpo humano. Muitas pessoas ainda negligenciam essa parte fundamental, ou usam a justificativa que não gostam de treinar.

Porém, a quantidade de práticas e atividades que podem ser realizadas, são infinitas. E, realmente, tem pessoas que não gostam de determinado tipo - como academias. Mas, com toda certeza, você vai achar uma atividade para chamar de sua e se apaixonar.

Além de movimentar - afinal, o corpo humano é feito exatamente para se manter em movimento - os exercícios trazem inúmeros benefícios:

  • Redução de processos inflamatórios graves;
  • Regulação de neurotransmissores responsáveis por combater o estresse, ansiedade e depressão;
  • Melhora na disposição diária - tanto física, quanto mental;
  • Aumento da autoestima e líbido;
  • Mais consciência do seu corpo;
  • Equilíbrio das funções endócrinas, respiratórias e circulatórias;
  • Entre muitas outras.

Então, não deixe para depois! Descubra atividades próximas, com toda garantia que vai encontrar uma que vai fazer você se apaixonar e dedicar a rotina!

Não negligencie o seu sono, ele é fundamental!

A rotina sempre corrida e cheia de atividades, leva a impressão que o dia deveria ter mais do que 24 horas, não é? Não é à toa, que cada vez mais adultos estão tendo problemas para dormir e acabam achando isso normal.

Para manter o equilíbrio do corpo, o sono é chave fundamental - arriscando dizer uma das mais importante e básicas. Mas, você já parou para pensar porque ele é tão importante? Spoiler - não é apenas para o corpo descansar!

  • Alguns hormônios essenciais só são produzidos no estado REM - o mais profundo do sono;
  • Durante o sono, as nossas memórias são processadas e armazenadas. Não é a toa que quem não tem um sono de qualidade, relata problemas cognitivos frequentes;
  • É quando o organismo repõe e fortalece as células de defesa e imunológicas;
  • No sono, os corpo combate processos inflamatórios e acelera a recuperação de lesões e ferimentos;
  • Permite que os neurotransmissores se recuperem e organizem;
  • Regula o funcionamento dos sistemas endócrino e cardíaco.

Essas são apenas algumas das funções que o sono tem na saúde do corpo. Logo, é fundamental cuidar muito bem desse importante processo. Ao notar disfunções, procure ajuda médica imediatamente, o impacto de um longo período no equilíbrio do seu corpo pode ser irreversível.

Aposte na alimentação saudável

Outra grande dificuldade é reestabelecer uma boa e saudável relação com a comida. Rotina corrida, falta de tempo e outros fatores do dia-a-dia, cada vez mais empurram as pessoas para os alimentos ultraprocessados e afasta da alimentação natural.

Faça as pazes com os alimentos e volte a se alimentar de maneira mais equilibrada. Alimentos naturais, feitos em casa, são a melhor pedida. Vai que você (re)descobre que cozinhar é um hobbie que você tem e ainda não sabe?

Foque nas comidas coloridas, lembrando de inserir todas as classes de alimentos possíveis: vegetais, legumes, frutas e animais (se você for adepto desse consumo). O importante é fazer dela sua grande aliada. Procure ajuda profissional para montar uma rotina alimentar com as suas reais necessidades.

Reponha os nutrientes que o seu organismo precisa

Para manter o equilíbrio do corpo, é preciso que ele tenha à disposição todos os nutrientes fundamentais para o seu funcionamento. Porém, nem sempre apenas a alimentação é suficiente para atingir essa missão.

Isso ocorre por diversos motivos: desde deficiências intrínsecas do próprio organismo, até procedimentos cirúrgicos, como a bariátrica. Mas, independente do motivo, é fundamental buscar a maneira certa de contornar esse problema.

Que tal apostar então na suplementação? Nós da Belt Nutrition, temos a vitamina mais completa do mercado: a Belt +23 Soft MAX. Nosso produto é multivitamínico e multimineral de A a Z, feito especialmente para atender as necessidades fundamentais diárias do seu corpo.

Dessa maneira, você pode repor aqueles nutrientes que estão em falta e, ainda, potencializar o que já é absorvido pela alimentação. Conheça mais sobre o nosso produto e descubra o que ele vai fazer pela sua saúde!



Produtos Relacionados