Como funciona o balão intragástrico?

Como funciona o balão intragástrico?

O balão intragástrico é uma alternativa menos invasiva para a saúde, pois ele é colocado no estômago através de uma endoscopia digestiva, onde seu posicionamento e enchimento pode ser acompanhado. Ou seja, é um método que não necessita de procedimentos cirúrgicos.

O balão intragástrico nada mais é do que uma prótese de silicone (parecida com as próteses utilizadas para aumentar os seios), porém seu formato é esférico. Possui uma superfície lisa e apresenta uma válvula por onde é insuflada dentro do estômago do paciente.

Como funciona?
Com o balão intragástrico, o paciente sente a sensção de saciedade, de estômago cheio. Ao se alimentar, essa sensação "aparece" mais rápido. Este fenômeno chama-se saciedade precoce, que é um dos mecanismos utilizados em cirurgias para obesidade como grampeamento do estômago ou a banda gástrica ajustável (indicados em pacientes com obesidade mórbida).

Quem pode colocar o balão?
Basicamente qualquer paciente com IMC entre 28 e 35 Kg/m2 que já tenha se submetido a outros tratamentos convencionais ou com IMC acima de 35 Kg/m2 que não quer se submeter à cirurgia e tentar, mais uma vez, um tratamento clínico.

Como é colocado?
Como dito anteriormente, o balão é colocado através de uma endoscopia digestiva. É um procedimento ambulatorial no qual o paciente é sedado. O balão é preenchido com soro fisiológico adicionado de um corante azul chamado azul de metileno. Se o balão romper o corante azul é absorvido pelo intestino e o paciente começa a urinar azul. Neste caso o balão deve ser retirado ou trocado, dependendo da época do tratamento em que acontecer.

ATENÇÃO: balão não explode!

Qual o risco?
Devido a todos os cuidados tomados previamente, os riscos da colocação e retirada do balão se equivalem à de uma endoscopia. Como todo procedimento médico o balão pode apresentar algumas complicações. 

TIPOS DE BALÃO

Balão Intragástrico de um ano - Spatz Balloon
É um balão esférico de silicone preenchido com soro e é ajustável mesmo após sua colocação através do tubo de preenchimento que pode ser exteriorizado através de exame endoscópico. Pode-se encher no caso de retorno precoce do apetite e parada na perda de peso, ou esvaziá-lo no caso de intolerância.

Sua permanência é de até 12 meses segundo o representante no Brasil. Estudos demonstram que a perda de peso é comparável ou pouco maior que o BIB™ . A grande vantagem é que um tratamento de até um ano pode trazer maior benefício no que se trata de mudança do comportamento alimentar e de hábitos de vida.

Balão Ingerido - Obalon™
O Obalon™ é um balão preenchido de ar que é dobrado e comprimido o suficiente para caber em uma cápsula gel. Possui uma válvula auto-selante conectada a um cateter que permite o enchimento do balão através de fluoroscopia para verificar se a cápsula está bem posicionada no estômago. O cateter é tracionado após a insuflação. Por seu volume ser pequeno (250 cc de ar) podem ser utilizados até 3 balões concomitantes, dependendo da resposta do pacientes. Sua remoção é feita através de exame endoscópico.

Na Belt Nutrition Suplementos você tem a disposição suplementos vitamínicos completos, que atendem a necessidades específicas na dieta pós bariátrica. Suplementos como: Cálcio e Vitamina DFerro e Vitamina CVitamina B12Whey ProteinColágenoPolivitamínicos e Poliminerais e outros, são exclusivos suplementos que atendem 100% das necessidades nutricionais diárias de vitaminas e minerais, proporcionando saúde e bem estar durante a dieta pós bariátrica.

Fonte: Gastronet



Produtos Relacionados