Quando é realizada a cirurgia bariátrica, o acompanhamento nutricional pós-cirúrgico é fundamental devido a rápida perda ponderal que ocorre após a cirurgia, acompanhada de uma considerável perda de massa muscular. A alimentação após o procedimento cirúrgico sofre uma redução bastante considerável. Nas cirurgias disabsortivas ou mistas há maior deficiência de macronutrientes, principalmente de proteínas, seja pela menor ingestão ou pela menor absorção. É importante destacar que a necessidade proteica no período pós cirúrgico imediato torna-se ainda maior, pois há maior catabolismo. 

Por isso, após a cirurgia, é normal o cirurgião receitar o uso de polivitamínicos e reposição específica para cada paciente. Porém, é importante ter em mente duas coisas importantes:

1) Não existe uma quantidade “certa” de suplementação para bariátricos. Algumas pessoas precisam de mais e outras menos, depende de cada organismo e do tipo da cirurgia realizada.

2) Com o desvio do intestino, realizada na bypass por exemplo, existe a falha de absorção de alguns nutrientes, simplesmente por eles não “passarem” pelo caminho que antes eram absorvidos. Por esta razão, mesmo comendo bem, a absorção completa necessária dificilmente ocorrerá. Então, cuide bem das suas taxas, faça os acompanhamentos com os médicos e use seus suplementos corretamente. 

Um dos melhores polivitamínicos do mercado nacional é o Belt +23, utilizado amplamente por diversos bariátricos! Saiba mais sobre este e outros produtos clicando aqui

Fonte: SBCBM e Bariátricos.