Como fazer os melhores preparativos para fazer exercícios?

Como fazer os melhores preparativos para fazer exercícios?

O corpo humano foi desenhado para se manter em atividade constante. E, a prática de atividades e esportes, é fundamental para uma vida mais leve, equilibrada e com saúde. Porém, não basta apenas praticar, é preciso saber como fazer corretamente os preparativos para fazer exercícios físicos.

Afinal, tudo depende de equilíbrio e disciplina. Fazer atividades só por fazer, sem se preocupar com os demais pontos, não vai trazer nenhum benefício. Muito ao contrário: pode até piorar sua saúde e gerar ainda mais frustração. 

Você está em busca de mais qualidade de vida, com corpo e mente saudáveis e com energia? Então, continua a leitura que preparamos esse material especificamente para você!

Antes de tudo: porque é importante fazer os devidos preparativos para fazer exercícios?

Como dissemos acima, não basta apenas fazer as atividades físicas apenas por fazer! Ou pior, realizar pela metade ou de qualquer jeito…

Para quem quer resultados reais, é preciso se “jogar de cabeça” e abraçar a mudança de hábitos. E, quando falo resultados reais,  não estou falando de emagrecimento ou corpo idealizado não - pelo menos não sendo apenas por esse motivo.

Obviamente muitas pessoas procuram com esses intuitos. Porém, muitos começam a fazer exercícios físicos, para ter uma mudança de vida, buscando mais bem-estar, disposição e, claro, saúde. 

Logo, para ser mais ativo e viver uma vida mais saudável, é fundamental conhecer e praticar os melhores preparativos para fazer exercícios.

Fazer os ritos corretamente e seguir a rotina, mudando hábitos e sendo disciplinado, traz diversos benefícios:

  1. Preparar para a prática de atividades, maximiza seus efeitos positivos no corpo. Tanto dando a velocidade desejada, quanto trazendo mais vitalidade e equilíbrio;
  2. Com os ritos, você protege seu corpo do desgaste natural do exercício e repõe os nutrientes necessários;
  3. Traz mais segurança para os seus exercícios, além de garantir seus resultados;
  4. Melhora a disposição e facilita a prática.

E quais são os melhores preparativos que eu posso seguir?

Agora que você começou a sua jornada em uma vida mais vitalidade e equilíbrio, então está na hora de conhecer os principais preparativos para fazer exercícios físicos.

À seguir, separamos algumas dicas que acreditamos ser essenciais para ter em seu dia-a-dia o hábito de praticar atividades. Confira:

Primeiro e fundamental ponto: procure um profissional de saúde!

Antes de mergulhar em uma dieta da moda, ou praticar um exercício que você acredita ser bom, sempre faça acompanhamento com um profissional de saúde.

Antes de começar a prática de exercícios físicos, é fundamental passar por um belo checkup. Principalmente quando se trata do sistema cardíaco e também endócrino. E, porque dizemos isso?

Cada organismo é único e possui suas características, especificidades, potencialidades e pontos de atenção. Se, por exemplo, você já tem uma deficiência de um determinado nutriente e faz uma dieta extremamente restritiva, sua saúde pode sofrer prejuízos irreversíveis.

Ou, vamos supor que você tem algum problema leve no coração e não pode fazer determinado tipo de atividade física. Se não fizer o exame, essa condição pode ser descoberta da pior forma.

Entenda que aquilo que se está buscando para trazer benefícios, ao ser feito sem o devido cuidado e precaução, pode trazer o oposto e prejudicar a curto, médio e longo prazo. 

Cuide da sua alimentação devidamente

Um dos pontos fundamentais dos preparativos para fazer exercícios, é cuidar da alimentação. Afinal, ela pode ser o ponto decisivo do seu sucesso. Mas, também pode estragar todos os esforços.

Não adianta adotar a prática de atividades físicas e continuar comendo alimentos industrializados, ultraprocessados, cheio de química e nada saudáveis! Seu corpo sempre vai reagir a maneira com que você come, não apenas ao exercício.

Para montar um plano alimentar ideal para a necessidade do seu organismo e da sua saúde, procure um nutricionista. Ele vai conseguir montar a rotina correta e com os alimentos necessários para te dar energia e manter seu corpo com todos os nutrientes necessário.

Mas, além do planejamento alimentar, o nutricionista ou médico, vai conseguir verificar e até complementar o seu plano com suplementação. Confira mais a seguir:

Porque a suplementação é importante na minha rotina saudável?

Quase todas as pessoas possuem alguma deficiência de nutrientes. E, isso ocorre por diversos motivos: o corpo não consegue absorver a quantidade necessária apenas pela alimentação, a perda é mais rápida do que a reposição pelo alimento, alguma intervenção cirúrgica (como a bariátrica) e muitos outros.

Logo, contar somente com a rotina alimentar para repor as vitaminas e minerais, principalmente praticando atividades, não é seguro e pode prejudicar sua saúde. 

Dessa maneira, é muito comum que o profissional sempre indique, além da alimentação balanceada - alguns suplementos para te ajudar a repor esses compostos e potencializar os ganhos dos exercícios. Confira alguns deles:

Belt Whey Protein

O Whey protein é o queridinho de quem faz atividades físicas. E é um item fundamental nos preparativos para fazer exercícios. 

Esse suplemento é a maneira ideal de repor as proteínas que são essenciais para o funcionamento de todo o seu corpo, não apenas a saúde muscular. 

O Whey Protein da Belt Nutrition é produzido através do método de hidrólise: um processo químico que quebra a molécula da proteína em partículas bem menores do que o tamanho normal. 

Isso facilita a absorção do organismo, que absorve com mais facilidade e rapidamente. Esse detalhe, o torna o suplemento ideal para quem precisa repor rapidamente o que foi perdido nos exercícios, ou para potencializar o treino em si.

Belt Energy 

O Belt Energy um suplemento de cafeína de liberação lenta. A cafeína é conhecida por facilitar a liberação de energia para o corpo, melhorando a disposição e dando mais gás para o dia.

Porém, além dessa característica fundamental, ela é um potente termogênico. Ou seja, aumenta exponencialmente o rendimento de quem pratica atividades e esportes. Incrível, não?

Aquecimento

Por último, mas não menos importante: sempre faça o aquecimento corretamente. Não realizar esse preparativo, ou fazer de forma incorreta, pode prejudicar seu corpo.

A falha nessa etapa, pode gerar lesões graves, desgastes musculares, articulares e ósseos. Além disso, pode prejudicar os ganhos da prática.



Produtos Relacionados