Como entender os estados do corpo?

Como entender os estados do corpo?

Nosso organismo funciona - quase que sempre - em perfeita sincronia. Cada função, atividade e reação, desde ao nível celular, até as funções motoras. E, claro, ele também emite sinais dos estados do corpo.

Esses indicativos, vão desde disfunções físicas, até alterações hormonais e também psicológicas/cognitivas. Eles são controlados pelo desempenho cognitivo. Confira abaixo:

O que é estado cognitivo?

A cognição é, basicamente, a capacidade do organismo construir percepções, absorver conhecimentos e memorizar processos. O desempenho ou estado cognitivo, por sua vez, simboliza o desenvolvimento e fixação da competência de pensar, compreender e aprender.

É o desempenho cognitivo que vai te ajudar a se desenvolver nos estudos, melhorar a produtividade, ou aprender uma língua nova, por exemplo.

É importante reforçar que, cada pessoa vai ter seu perfil cognitivo próprio, possuindo desenvolvimento em determinadas áreas. O estado cognitivo tende a diminuir ao passar dos anos, com o envelhecimento e outros fatores.

E quais são as áreas/habilidades da cognição?

Estudos da neurociência, indicam que o cérebro é dividido em 5 áreas ou habilidades centrais. Conheça quais são eles:

  • Concentração e/ou atenção: é a capacidade cognitiva de focar em estímulos que chegam ao nosso cérebro. Eles podem ser visuais, auditivos e sensoriais, filtrando aqueles que não são interessantes ou desejáveis.
  • Função Executiva: é nessa área que somos capazes de planejar estrategicamente nossas ações e mudá-las quando for necessário.
  • Avaliação de velocidade e psicomotora: são os efeitos cognitivos associados à capacidade de reação; rapidez de processamento de informações e o quão ágil conseguimos reagir a estímulos diversos.
  • Memória episódica: é a memória de processamento, armazenamento e recuperação dos dados. É o que conhecemos como memória de longo prazo.
  • Memória de trabalho: é a de curto prazo, ou seja, processa as informações novas, auxiliando a episódica a associar com o que já está guardado. Ela é fundamental para outras funções cognitivas - raciocínio, aprendizagem e compreensão.

Essas funções cognitivas são essenciais para todo o nosso funcionamento, desde o momento que acordamos, até quando estamos dormindo. Por isso, é fundamental ter a preocupação de como melhorar, sempre, o seu estado cognitivo. Confira!

Como melhorar o estado cognitivo e seu desempenho?

Diversos problemas podem afetar o seu desempenho cognitivo, além do envelhecimento. Estresse, falta de sono, transtornos de humor como depressão e ansiedade, alimentação pobre e vários outros.

É preciso entender que, o estado cognitivo, vai muito além de simples funções mentais. Para que funcionem bem, todo o organismo precisa estar saudável e com seu correto equilíbrio, evitando disfunções.

Abaixo, separamos algumas dicas de como melhorar o estado cognitivo, desempenho físico e estado de alerta, para ter mais qualidade de vida e equilíbrio no dia-a-dia.

1 - Sono é indispensável

Nosso sono é um verdadeiro curandeiro e totalmente necessário para a saúde do corpo e mente. É durante o seu estágio mais profundo, que as mágicas que nosso organismo é capaz de executar, ocorrem:

  • Produção de células de defesa, os anticorpos;
  • Liberação de substâncias anti-inflamatórias, acelerando a recuperação/cicatrização;
  • Reposição de neurotransmissores e hormônios benéficos e ligados ao bem-estar emocional e físico;
  • Produção de antioxidantes, combatendo os radicais livres, entre outros.

Na parte cognitiva, é durante o sono REM (o mais profundo), que nosso cérebro consegue reorganizar os acontecimentos do dia e fixar a memória. Ou seja, transformando os acontecimentos em memória episódica, processando os dados e armazenando informações, como repertórios.

Além disso, problemas de insônia prolongados, afetam o estado cognitivo do idoso. Alguns estudos estão comprovando que a falta de sono está ligada a um fator de risco de desenvolvimento de doenças como o Alzheimer.

2 - Atividades físicos, cuidados com o corpo

Nosso corpo foi desenvolvido para se manter em movimento. Portanto, praticar algum exercício em regularidade, é fundamental para manter o equilíbrio entre mente e organismo. Inclusive, é comprovado que essas atividades melhoram e protegem as atividades neuronais.

Isso porque, na prática física, são estimulados também a produção e liberação de hormônios essenciais para o estado cognitivo. Entre eles, a dopamina, serotonina e endorfina, que tem diversas atribuições importantes.

3 - Consumo de cafeína

A cafeína, muito representada pelo uso do café, é a substância mais benéfica para o estado de alerta, ou vigília. E o que é estado de alerta? É quando nosso organismo está em plena atividade e consciência de seus processos, agindo com todos.

A cafeína tem todo esse poder, por que é um estimulante psicoativo. Em linhas gerais, ela age como um acelerador neuronal, bloqueando os efeitos da sonolência e auxiliando a melhorar humor, reação e memória.

Somente o café não é suficiente para repor a dose de cafeína que você precisa para o seu dia. Além de que, ele e outros alimentos, podem dar intoxicação, uma vez que as pessoas tendem a exagerar no consumo para se manter despertas e isso pode causar os efeitos negativos da cafeína.

A suplementação, por outro lado, vai repor exatamente a quantidade necessária, evitando esses problemas. E o Belt Energy, é o produto ideal para você que está buscando isso. Com liberação prolongada, a cafeína é liberada no seu organismo de forma gradual e lenta.

Com isso, aumenta o período de benefícios da cafeína, sem os riscos de gerar um pico na substância, gerando problemas.

4 - Ômega 3 é um grande aliado

Esse ácido graxo, é muito reconhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, protegendo o sistema cardiovascular. Porém, estudos já comprovam que o sistema nervoso, também se beneficia com esse nutriente.

Especialmente o tipo DHA, que age mais em prol do funcionamento cerebral e estado cognitivo. Alguns experimentos mostram que quando consumido com regularidade, o ômega 3 conseguiu melhorar a memória e o tempo de reação.

Esse nutriente é presente em peixes de água fria, como salmão e atum. E, como não é comum a dieta, se faz necessária a suplementação. 

O Belt Ômega 3, é o suplemento ideal para melhorar o seu estado cognitivo. Ele possui 2 dos principais tipos do nutriente - EPA e DHA. Para garantir a qualidade do óleo e eficiência, somos certificados pelo IFOS - um certificado internacional sobre a pureza e qualidade do ômega 3 que está sendo comercializado.

Além desses produtos, possuímos uma variedade de opções de vitaminas e minerais, que vão te ajudar a melhorar o estado cognitivo e saúde em geral. Acesse nosso site e confira nossos suplementos.



Produtos Relacionados