Como a cafeína pode ajudar no dia-a-dia e quais os benefícios?

Como a cafeína pode ajudar no dia-a-dia e quais os benefícios?

A cafeína é grande amiga daqueles que contam com ela para ter mais disposição, energia e se manterem acordados no cotidiano.

Principal princípio ativo do café, essa substância também está presente em alguns chás (como o verde e o mate), chocolates e bebidas energéticas. 

Porém, muito se engana que o café serve apenas para se manter acordado. Ele, quando consumido na quantidade certa, pode trazer diversos benefícios. Entenda melhor a partir de agora:

Antes de tudo: vamos entender o que é cafeína:

A cafeína é uma espécie de óleo, pertencente ao grupo das xantinas. As xantinas são substâncias químicas, presentes em tecidos e até na urina do corpo humano. 

Desse composto que nasce os principais neuro estimulantes, como a cafeína, por exemplo. Dentre sua principal função, está a de estimular o sistema nervoso central, aumentando as sinapses.

Quais são os principais benefícios dessa poderosa substância?

Já vamos te dar um pequeno spoiler: as vantagens que o consumo - moderado e com as dosagens certas para o seu organismo - trazem para a sua saúde, vão te surpreender.

E te dizemos ainda mais: a cafeína é o melhor amigo da sua saúde mental e cognitiva também. Entenda melhor a seguir:

Estimulante do sistema nervoso: sua saúde mental e cognitiva agradecem

Como já abordamos acima, a cafeína atua como um estimulante do sistema nervoso central. Isso ocorre, porque ele é um neuro bloqueador das moléculas denominadas adenosinas.

Essa substância é responsável pelo estado de relaxamento do corpo. Ela quem diminui a frequência cardíaca, aumenta a sensação de sono e reduz as atividades motoras. 

Ao combater esse elemento, a cafeína ajuda a: 

  1. Aumentar a atividade cerebral, melhorando a cognição e o estado de alerta.
  2. Melhora a disposição de energia para o corpo, aumentando as atividades motoras.
  3. Ajuda na liberação da serotonina: poderoso neurotransmissor, responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Ele também é essencial no combate da depressão, por exemplo.

Mas, além da serotonina, ele atua na liberação de dopamina e noradrenalina. Essa capacidade, o torna um antidepressivo natural e leve, uma vez que atua diretamente na melhora do humor.

Mas, atenção: por combater a adenosina, não é recomendado o consumo de cafeína até 6 horas antes do horário de dormir. Isso pode atrapalhar o sono e causar insônia, que a longo prazo é prejudicial à saúde.

Previne doenças crônicas

Alguns estudos comprovaram que o uso moderado e dosado na medida certa, é capaz de prevenir diversas doenças graves. 

Uma das que podemos citar, é o câncer. A cafeína tem a capacidade de reduzir processos inflamatórios, o que inibe o crescimento de células cancerígenas.  Além disso, pode ajudar também na saúde cardiovascular, prevenindo patologias cardíacas e circulatórias.

Ela também é um potente diurético, o que auxilia na eliminação de toxinas e ajuda na saúde renal e também do pâncreas.

Ajuda a inibir doenças neurodegenerativas

Todos temem as principais doenças causadoras de demência: Parkinson e Alzheimer. Isso ocorre por dois princípios ativos da cafeína no sistema nervoso:

  1. Auxilia na liberação dos hormônios serotonina, dopamina e noradrenalina: esses 3 neurotransmissores, especialmente a dopamina, são essenciais para combater o Parkinson. 
  2.  Impede a deposição da  β-amilóide: essa substância é essencial para proteger os neurônios e impedir a neurotoxicidade, processo que influencia no aparecimento de ambas as doenças.

Como podemos perceber, a cafeína não atua apenas como estimulante no sistema nervoso. Ela também protege os neurônios e impede a oxidação das células. Incrível não?

Melhor amigo da saúde da sua pele

A pele também é uma grande beneficiária do consumo moderado da cafeína. Ela atua diretamente no combate a celulite (sim, a mais temida inimiga das mulheres) e ajuda na redução da gordura localizada.

E, isso ocorre por um motivo bem simples: ela é facilmente absorvida pelas células da pele e de gordura, auxiliando na quebra dessas moléculas. Além disso, por ser um antioxidante, combate rugas e marcas de expressão, por seu efeito protetor nessas estruturas.

Um grande aliado para quem pratica quaisquer exercícios físicos e esportes

Por último, mas não menos importante, a cafeína tem efeitos comprovados no desempenho em atividades físicas. Além de aumentar os ganhos com as práticas, como o condicionamento físico, aumento de massa muscular e perda de gordura. Entenda:

Ganho de condicionamento físico e mais resistência:

Isso ocorre porque a cafeína potencializa a contração muscular e aumenta a tolerância ao desgaste físico. Isso, associado a maior produção de hormônios do prazer, mais o efeito de broncodilatação (que aumenta a absorção de oxigênio), garantem mais resistência e disposição para o exercício.

Além disso, ele tem efeitos analgésicos, ou seja, diminui a dor da prática. Ao ser consumida até 4 horas após o treino, reduz os efeitos inflamatórios e combate a dor.

Atua no sistema endócrino e auxilia na perda de gordura

Por seu efeito termogênico, ele atua diretamente nas células de gorduras. Isso leva com que a degradação dessas estruturas, ocorra de maneira mais simples e rápida.

Fora isso, ele ajuda a controlar os níveis de glicemia e aumentam o metabolismo energético, acelerando a recuperação do músculo e agilizando o ganho de massa.

É melhor consumir a cafeína na alimentação ou por meio de suplemento

Na maioria das vezes, a obtenção dos nutrientes através da alimentação é o recomendado. Porém, da mesma maneira que a cafeína pode ser um remédio, ela também vira um veneno.

Ao ser consumida em grandes quantidades e de forma desenfreada, a médio e longo prazo, sua saúde se deteriora. Fora que é uma substância viciante para o sistema nervoso.

Visto isso, a suplementação se torna uma ótima alternativa. Isso porque, cada peso e metabolismo, precisa de uma quantidade indicada de consumo para ter os efeitos positivos, sem nenhum risco.

Pensando nisso, nós da Belt Nutrition desenvolvemos o poderoso Belt Energy - Cafeína E Taurina De Liberação Prolongada

Nossa fórmula conta com a cafeína ZumXR®, uma substância derivada da comum, que leva a ter uma liberação mais gradativa, evitando que você precise tomar várias por dia. Gostou? Então, não deixe de conferir nosso suplemento e conheça seus benefícios.



Produtos Relacionados