Uma alimentação mais regrada e saudável é fundamental para quem deseja ter mais saúde e mais qualidade de vida. Para quem está buscando isso, fica a questão: como aumentar a saciedade?

Mas, ter hábitos positivos na hora de se alimentar, traz outros benefícios. Diversos estudos comprovam o impacto da alimentação em diversos aspectos: produtividade no trabalho, manutenção ou melhora da saúde mental, capacidade de aprendizado, etc.

Se você chegou até o nosso conteúdo, está buscando uma resposta para esse questionamento. Então, continua a leitura, que vamos dar dicas práticas e demonstrar os principais alimentos que dão saciedade. Boa leitura!

Aumentar a saciedade com os alimentos certos

Muitas vezes, o problema com se sentir satisfeito tem origem fisiológica, mas, principalmente emocional também. A fome emocional, como é conhecida, acontece por diversos fatores, mas o estresse e a ansiedade são as principais causas desse descontrole.

Porém, a alimentação saudável, com alimentos que dão saciedade prolongada, também auxilia no controle desses dois grandes problemas. Confira um pouco sobre eles:

Alimentos ricos em proteínas:

A proteína é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Isso porque é ela a responsável pela formação das fibras musculares, garantindo sua regeneração e até o aumento de sua massa. 

E, ela também é um dos alimentos que dão saciedade mais prolongada. Isso se deve a maneira como ela age no nosso corpo: sua enzima impede a liberação do hormônio do apetite (grelina) e estimula a produção da leptina - que garante a saciedade.

A proteína é encontrada na forma natural em produtos de origem animal, como ovos, carnes, leite e derivados; e também nas leguminosas e oleaginosas. Porém, também pode ser reposto via suplementação, como o Whey Protein, mas apenas quando a mesma é necessária e recomendada.

Alimentos ricos em fibras:

As fibras por sua vez, são fundamentais para o equilíbrio e saúde do seu intestino. Além disso, algumas sementes, como a linhaça e chia, contém ômega 3, que protege o coração.Além de todos esses benefícios, elas são consideradas ótimos alimentos para aumentar a saciedade, pela sua característica de ser absorvida de forma mais lenta pelo organismo. As fibras agem assim, porque desacelera o movimento intestinal.

Dessa maneira, a sensação de satisfação fica por mais tempo, uma vez que seu corpo desacelera a digestão. A melhor parte das fibras, é que elas estão presentes em muitos alimentos. Confira alguns deles:

  • Frutas;
  • Hortaliças;
  • Leguminosas;
  • Verduras;
  • Cereais.

Dicas práticas para aumentar a saciedade

Além dos alimentos que ajudam a aumentar a saciedade e melhorar a alimentação, algumas atitudes também ajudam a atingir esse objetivo e viver uma vida mais equilibrada. Veja a seguir:

Estabeleça horários para se alimentar.

Ser regrado com as hora de comer é um dos hábitos que precisam ser adotados para aumentar a saciedade. Nosso corpo funciona com um relógio biológico, associando desde a hora de dormir, até a de comer.

Com esse hábito, seu corpo se acostuma com a rotina e começa a trabalhar de forma mais regrada. Dessa maneira, evita-se comer em horários que não são muito recomendados e a saciedade aumenta.

Escolha snacks saudáveis

É de conhecimento de todos as refeições que precisamos fazer diariamente: café da manhã reforçado, almoço moderado e a janta com alimentos mais leves. 

Porém, ficar longos períodos sem comer é danoso para o organismo e leva a um apetite descontrolado depois. Portanto, entre as refeições, é preciso inserir snacks saudáveis e que aumentem a saciedade. Confira alguns exemplos:

  • Insira muitas frutas no seu cardápio: são ricas em fibras e açúcares positivos, que além de manter a saciedade, também garantem mais energia para o dia.
  • Balas mastigáveis saudáveis: quem não gosta de uma balinha, não é mesmo? Esse tipo de alimento é feito de uma biomassa rica em fibras. É ideal para quem deseja aumentar a saciedade e ainda matar a vontade de comer algo saboroso.
  • Oleaginosas também são recomendadas: também ricas em fibras e gordura boa, elas são ótimos snacks para matar aquela fome da tarde. Mas, um aviso: não exagere no seu consumo, pode causar problemas.

Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode encontrar outros lanches rápidos e saudáveis para inserir no seu dia, ok?

Controle o seu emocional

Anteriormente já abordamos que a ansiedade e o estresse, são um dos principais fatores para o desequilíbrio do apetite. Portanto, controlar eles é fundamental para aumentar a saciedade.

Sabemos que a tarefa não é fácil, mas existem algumas técnicas que podem ajudar. Fazer exercícios físicos regularmente, praticar meditação, adotar hobbies prazerosos e claro, procurar ajuda profissional, são as melhores maneiras de fugir de ambos.

Fuja dos ultraprocessados

Por conta da correria do dia a dia, rotina maluca e falta de tempo, os alimentos industrializados ocupam grande parte da dieta e da prateleira.

Porém, esses alimentos são ricos em gorduras processadas, açúcares, conservantes, sódio e todos os produtos químicos que acabam com o corpo.

Além disso, as tabelas nutricionais deles são bem pobres, o que faz com que o corpo demande de mais alimento para tentar repor o que ainda não conseguiu. Por mais que sejam práticos, evite entrar na tentação deles e prefira alimentos naturais e não ultraprocessados.

E aí, o que achou das nossas dicas? Você já sabia que esses dois grupos de alimentos são essenciais para aumentar a saciedade e ainda aumentar a sua qualidade de vida?

Portanto, sempre escolha os alimentos mais naturais e que realmente irão repor todos os nutrientes que o seu corpo merece e precisa. E, lembre-se: nossa saúde não se limita a física não! A alimentação também prejudica a mente, o que ocasiona diversos problemas graves.