Um belo dia, você se olhou no espelho e percebeu que os seus fios estavam fracos, quebradiços e com uma queda incomum? Nesses momentos, não há por onde escapar — a melhor saída, é conhecer os benefícios da biotina para o cabelo e garantir aquele visual tão desejado.

Hoje em dia, existem vários produtos sendo comercializados por aí. Uns, prometem tornar as madeixas saudáveis em questão de minutos. Já outros, são focados em tratar do nosso organismo de dentro para fora, aproveitando as vitaminas e nutrientes que são necessários para o seu desempenho. A biotina é um deles.

E foi justamente por conta disso que decidimos dividir com os nossos leitores tudo a respeito desse composto. Neste artigo completo, você terá a chance de se aprofundar nos benefícios da substância, entender as suas indicações, modo de uso e benefícios para a saúde e visual. Vamos lá?

Tudo sobre a biotina: o que é e para que serve

Antes de conhecer os benefícios da biotina para o cabelo, vamos entender melhor sobre esse componente. Em um panorama geral, a biotina é uma vitamina pertencente ao grupo do famoso complexo B. 

Também chamada como B7 ou vitamina H, esse elemento é hidrossolúvel e fabricado em nosso intestino — por meio de algumas bactérias “do bem” ou adquirido através da própria alimentação.

Assim como outros nutrientes originários do complexo B, este apresenta uma forte atuação no metabolismo, especialmente, no que diz respeito aos carboidratos, gorduras e proteínas. Fora isso, o composto auxilia na manutenção do nosso visual, melhorando consideravelmente o aspecto das unhas, pele e, claro, as madeixas.

De acordo com os especialistas, a biotina pode ser uma grande aliada no combate a queda capilar, assim como a caspa. Em quantidades adequadas, ela ainda consegue colaborar para o desempenho do nosso sistema nervoso e favorecer a absorção de outros elementos essenciais para a nossa saúde. Ou seja, só vantagens!

Biotina benefícios para o cabelo

Quando falamos em biotina, não podemos deixar de fora os diferenciais que esse componente é capaz de promover para a saúde e aparência dos fios. Caso não saiba, tal vitamina ajuda na produção de queratina — uma proteína importantíssima para a composição dos cabelos.

Inclusive, ela ajuda a prolongar a hidratação do couro cabeludo e favorece o crescimento dos fios saudáveis. Curtiu? Abaixo, listamos mais alguns benefícios que merecem a sua atenção:

  • faz com que o cabelo cresça mais forte e resistente;
  • garante uma aparência mais jovem e saudável aos fios;
  • previne a queda capilar;
  • repara a estrutura das madeixas;
  • evita o surgimento dos fios brancos.

Organismo com deficiência de biotina

Felizmente, é raro encontrar pessoas que apresentam deficiência de biotina no organismo. A razão? Tal nutriente está amplamente presente em nossa alimentação. Contudo, existem casos em que esse cenário é possível — e, quando isso acontece, os sintomas mais comuns são:

  • queda de cabelo intensa;
  • fraqueza nas madeixas e nas unhas;
  • cútis escamosa e ressecada;
  • vermelhidão ao redor da boca e nariz.

Também não podemos ignorar outras complicações de saúde e que são um pouco mais graves. Entre elas, destacamos:

  • conjuntivite;
  • dores musculares frequentes;
  • aumento significativo dos níveis de glicemia;
  • dermatite exfoliativa. Portanto, todo cuidado é pouco!

As principais fontes de biotina

Existem vários alimentos que são ricos em biotina. Se a ideia é aproveitar os benefícios desse nutriente, indicamos que realize o acompanhamento com um nutricionista para saber como incluir cada um deles em sua dieta, além de considerar o uso de suplementos próprios para essa finalidade. De todos, mostramos abaixo os com maior concentração da vitamina. Anote!

  • amendoim;
  • amêndoa;
  • nozes;
  • gema de ovo;
  • tomate;
  • cebola;
  • cenoura;
  • couve-flor;
  • alface;
  • carne vermelha;
  • leite;
  • frutas;
  • sementes variadas.

Como tomar biotina para queda de cabelo

Ao conhecer a relevância da biotina para queda de cabelo, automaticamente, muitas pessoas sentem a necessidade de investir na suplementação desse nutriente tão poderoso para a nossa saúde e bem-estar.

Se você é uma delas, tudo bem! Nesse caso, indicamos que todas as orientações do seu médico ou nutricionista sejam seguidas. Isso porque, a quantidade de biotina presente em cada suplemento pode variar de acordo com a marca escolhida. Já para que os fios consigam crescer mais fortes e bonitos, a dosagem necessária vai de 5 até 10 mg por dia.

Na Belt Nutrition, temos o Belt Hair Nail and Skin. Com um sabor delicioso de morango com limonada, o produto conta com 30 pastilhas mastigáveis para que você tenha mais facilidade durante o seu consumo.

Depois da biotina, essa opção apresenta vitamina C, sendo uma excelente pedida para evitar a queda dos cabelos, as unhas enfraquecidas e estimular o crescimento capilar.

Agora, você ainda deve estar se perguntando: “quanto tempo tenho que tomar biotina para ver o resultado?”. A resposta é uma só: tudo dependerá da quantidade de biotina indicada pelo médico e do seu organismo. 

De qualquer forma, o ideal é seguir esse hábito por, no mínimo, três meses — que é quando o composto começa a ser estabilizado no organismo e os seus efeitos são notados com mais facilidade.

Dica extra

Além de aprender como tomar biotina para o cabelo, é interessante saber que existem vários produtos formulados com essa substância. Como exemplo, estão os shampoos, que podem ser aplicados diariamente nos fios, intensificado os seus resultados.

Indicações da suplementação de biotina

O produto é indicado para pessoas que querem melhorar a aparência de seus cabelos, pele e unhas, assim como, os indivíduos que vêm notando um enfraquecimento ou queda capilar constante.

Em contrapartida, a suplementação não deve ser utilizada por pessoas que tenham hipersensibilidade a qualquer nutriente que possa estar presente na formulação. Vale a pena ficar de olho!

Conte para nós: o que achou dessas dicas sobre como usar a biotina para o cabelo crescer mais rápido

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