Vitamina B12: Conheça os benefícios!

Vitamina B12: Conheça os benefícios!

Para que o nosso corpo funcione bem, é preciso investir em um estilo de vida equilibrado. Ou seja, sempre realizando atividades físicas e priorizando uma alimentação saudável. Mas, não basta consumir as chamadas “comidinhas fitness” se, no fim das contas, você não está de olho nos nutrientes presentes em cada refeição.

Em uma dieta rica, é fundamental que existam componentes capazes de facilitar o funcionamento do organismo, como os minerais e a famosa vitamina B12, uma substância que realiza inúmeras funções no corpo humano. Esse é o caso da manutenção das células do sistema nervoso e da formação dos glóbulos vermelhos — as populares hemácias.

Entretanto, não são todas as pessoas que sabem onde encontrar esse componente e, tampouco, entendem a sua relevância para a nossa saúde e bem-estar. Pensando nelas, criamos esse post especial sobre o assunto. Continue acompanhando a leitura e descubra, de uma vez por todas, como se cuidar da melhor forma!

Afinal, o que é a vitamina B12?

Tecnicamente chamada de cobalamina, a tal da vitamina B21 foi descoberta ainda na década de 1940. Tal componente, é o único do “tipo B”, que o organismo é capaz de acumular em grandes quantidades, estando a sua concentração no fígado. Para absorvê-la, porém, o organismo precisa passar por algumas etapas um tanto complexas.

Primeiro, a vitamina B12 é separada das proteínas presentes nos alimentos ingeridos — graças ao trabalho das enzimas digestivas. Depois, esse elemento se une a uma proteína, que é fabricada pelas células gastrointestinais. Já a sua última parada é no intestino delgado. Lá, ela é devidamente absorvida e aproveitada.

Importância da Vitamina B12

Uma vez presente no organismo, a vitamina B12 servirá para manter o sistema nervoso equilibrado. Ela ainda ajuda a fazer com que as células vermelhas da corrente sanguínea funcionem adequadamente. 

E não acaba por aí. O nutriente também é responsável por proteger os cromossomos do DNA, melhorando o metabolismo e prevenindo o surgimento de inúmeras doenças.

A vitamina B12 é mais necessária do que muitos imaginam. Quando ausente no organismo, ela pode provocar prejuízos irreversíveis, ainda mais, aqueles originários do sistema nervoso. Anemias, alterações da imunidade, neuropatias e baixo índice de massa muscular são bons exemplos. 

O mesmo vale para o sistema digestivo que, ao não receber boas quantidades do componente, pode sofrer com diarreias ou constipação constantes.

Um fato curioso, é que a ausência da vitamina B12, muitas vezes, é confundida com a depressão. O motivo? Essa substância age diretamente na proteção da mielina e demais funções cerebrais e, uma vez em deficiência, pode causar falta de disposição, cansaço excessivo e demais sintomas típicos dos pacientes com quadro depressivo.

Como encontrar a vitamina B12 de forma natural?

A parte boa, é que existem muitos alimentos ricos em vitamina B12 — e a sua única missão será inseri-los na alimentação do dia a dia. Algumas sugestões são:

  • peixes: atum, truta e salmão;

  • fígado;

  • carne suína;

  • ovos;

  • ostras;

  • leite e derivados.

  • carne vermelha

Segundo os especialistas no assunto, a recomendação é que adultos consumam 2,4mg de vitamina B12 diariamente.. Por isso, a melhor saída é sempre conversar com um nutricionista ou endocrinologista de sua confiança, a fim de identificar a dosagem correta para o seu perfil.

E o suplemento de vitamina B12?

Se, mesmo após consumir os alimentos corretos, você continua apresentando deficiência de vitamina B12, é válido considerar o uso de suplementos específicos para essa finalidade.

Vale lembrar que, entre os pacientes que acabaram de passar por uma cirurgia bariátrica, há grandes chances de apresentar a carência desse componente. Isso se dá pela absorção da substância, que acontece no intestino delgado logo após ter passado pelo estômago.

Como esses indivíduos realizaram diferentes alterações internas, eles podem apresentar uma redução na ingestão do nutriente, além de contar com um significativo desvio intestinal. Portanto, é sempre válido que um especialista faça um acompanhamento detalhado e, quando necessário, indique os melhores suplementos para reverter o quadro.

Onde comprar produtos com vitamina B12?

O mercado de suplementos está cada dia mais preparado para ajudar o público a viver bem. E a Belt Nutrition faz parte desse nicho. Todos os nossos componentes são fabricados com base em padrões de qualidade e com foco em suprir as necessidades dos mais variados públicos, sendo eles atletas, adultos em busca de um lifestyle saudável, crianças ou pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica.

É claro que, em se tratando da vitamina B12, não ficaríamos de fora. Em nosso catálogo, você encontrará diferentes produtos acessíveis e que podem ser levados para a sua rotina. A seguir, mostramos os de maior sucesso em vendas.

Vitamina B12 em Spray de Menta

O Belt Vitamina B12 em spray possui o sabor menta e é capaz de fornecer 9,94 mcg do componente em formato de metilcobalamina — uma solução que é absorvida mais facilmente pelo organismo. Essa é uma opção prática e, ao mesmo tempo, bastante saborosa para quem deseja complementar a ingestão do nutriente e aproveitar os seus benefícios a médio e longo prazo.

Kit Marcela

Se você é uma pessoa que realiza atividades físicas com frequência, vale conhecer o Kit Marcela. Composto por Whey Protein, Soft Max, Belt Hair e Vitamina B12 em spray, esse combo é ideal para auxiliar no aumento da massa muscular, melhora da saúde capilar e, claro, excelente desempenho do sistema nervoso. 

Assim que começar a ingerir essas substâncias, você sentirá mais disposição, sensação de bem-estar e poderá desfrutar de uma aparência mais saudável. Experimente!

Balinhas de Cacau e Banana

Temos também as balinhas mastigáveis, no sabor banana e cacau. Ricas em biomassa de banana-verde, elas apresentam baixo nível glicêmico e podem ser consumidas para auxiliar na diminuição do apetite. 

Ambos os sabores ainda possuem vitaminas valiosos, como a B12, ajudando a manter a saúde sempre em dia e livre de deficiências nutricionais.

E então, gostou de conhecer mais sobre o poder e a importância da vitamina B12 para a nossa saúde, disposição e sensação de bem-estar? Estamos torcendo para que sim!

Caso ainda não saiba onde encontrar produtos com essa substância, aproveite para conferir agora mesmo a loja virtual da Belt Nutrition e receber esses itens diretamente na sua casa, com total praticidade e segurança.

"



Produtos Relacionados