B12 para veganos e vegetarianos: qual a importância?

B12 para veganos e vegetarianos: qual a importância?

Você sabia que existe uma forte relação entre a vitamina B12 e veganismo ou vegetarianismo? Já não é segredo que certos nutrientes são essenciais para o bom desempenho de nosso organismo. Ao atuarem juntos, eles conseguem trabalhar para inúmeras reações que ajudam a manter o metabolismo do corpo humano em dia, assim como participam de outras funções essenciais.

Mas, afinal, você sabe como se dá a atuação da vitamina B12 no organismo e onde encontrar esse elemento? Há quem diga, que essa é uma das composições mais importantes que existem — porém, são poucas as pessoas que entendem o porquê, especialmente, em se tratando de dietas mais restritas, como é o caso da alimentação de pessoas veganas e vegetarianas.

Hoje, estamos aqui para falar justamente a respeito disso. Se você faz parte do time de pessoas que desejam mudar de alimentação ou, até mesmo, já seguem esse lifestyle, não deixe de acompanhar o post para entender melhor sobre o assunto e conquistar mais qualidade de vida. Vem!

O que você precisa saber sobre a vitamina B12

A vitamina B12 é uma das que compõem o famoso complexo B. Fora isso, ela é tecnicamente chamada de cianocobalamina ou cobalamina, isso porque, é composta por um mineral denominado cobalto, assim como, o cianeto. Ou seja, tal nutriente apresenta uma cadeia muito extensa, sendo uma das mais complexas que existem.

Também podemos dizer que a vitamina B12 é biodisponível. Isso significa, que ela pode ser facilmente absorvida e metabolizada pelo corpo humano. Esse processo se dá no íleo, uma área do intestino delgado, passando pelo fígado e sendo finalizado nos rins.

Uma vez presente no organismo, essa substância ainda atua como “coenzima”. Assim, ela consegue participar de diversas atividades como catalisadora, intensificando a realização dessas reações e permitindo que diversos processos se tornem mais rápidos.

A sua importância

Assim como os demais elementos que formam o complexo B, a vitamina B12 apresenta uma atuação importantíssima no sistema nervoso. Lá, o nutriente consegue proteger inúmeras estruturas essenciais para o bom desempenho dos neurônios.

Mas não terminamos por aí. Depois disso, a vitamina B12 conta com outras atuações que não podem ser deixadas de lado. Um exemplo disso, está em sua presença no sistema cardiovascular e sanguíneo, funções consideradas vitais.

Ainda não podemos esquecer que o componente apresenta uma grande relevância na transformação da glicose em energia. Diante disso, a ausência do elemento no corpo humano é responsável por causar uma série de problemas, que vão desde fazer com que o indivíduo fique mais improdutivo, até uma sensação contínua de cansaço e fraqueza. No próximo tópico, falaremos mais sobre eles.

A deficiência da vitamina B12 no organismo

Não são poucas as complicações causadas pela ausência da vitamina B12 no corpo. Quando em níveis deficientes, podem ocorrer lesões graves — e, em alguns casos, até irreversíveis, como as que acontecem no sistema nervoso e estão ligadas à perda dos neurônios.

Esse cenário será responsável pelo surgimento de neuropatias diversas com sintomas nada agradáveis. Entre eles, estão: formigamento nos pés e pernas, dificuldade para caminhar, queimação nas solas dos pés e, em algumas condições, incontinência urinária.

Segundo especialistas, a diminuição desse nutriente na alimentação ainda aumenta as chances do indivíduo desenvolver depressão e a anemia megaloblástica. Dentre os sintomas mais comuns, destacamos:

  • falta de energia;
  • tontura ao fazer esforço ou se levantar;
  • falhas de memória;
  • pele amarelada;
  • língua inflamada ou inchada;
  • paranoia e quadros de alucinação.

As fontes veganas de vitamina B12

A vitamina B12 está presente em alimentos de origem animal. Peixes, carne de porco, fígado, ovos, leite e derivados estão na lista. Detalhe que pode tornar complicada a manutenção da substância entre as pessoas que decidem seguir uma dieta vegana ou vegetariana.

Para quem não sabe, a alimentação vegetariana é aquela que elimina o consumo de qualquer tipo de carne, seja ela de peixe, frango ou boi. A dieta vegana, por sua vez, consiste na prática de não ingerir nenhum produto de origem animal. Aqui, destacamos também os ovos, o leite e o mel.

Sendo assim, você pode se perguntar: qual a melhor vitamina b12 para veganos e vegetarianos? A resposta é simples. Nesse caso, a saída é recorrer à suplementação. Hoje, o mercado conta com inúmeros produtos próprios para essa finalidade e que ajudam a evitar as complicações que a deficiência do nutriente pode causar.

A Belt Nutrition é um desses lugares. Em nossa loja, você encontra o Belt B12 Spray — uma versão da substância em forma de metilcobalamina, que é mais biodisponível e apresenta absorção mais eficiente que a cianocobalamina. Desenvolvido em sabor menta e livre de glúten, o produto ajuda a melhorar a concentração, a disposição e a saúde mental, devolvendo a qualidade de vida e o bem-estar ao indivíduo.

Entretanto, também existe a versão tradicional do suplemento — o Belt B12 Açaí e Blueberry. Com um sabor delicioso, o componente é ótimo para suprir as suas necessidades diárias (414%), fornecendo 9,94 mcg da vitamina em forma de metilcobalamina. 

Tal versão é oferecida em forma de pastilha mastigável e pode ser facilmente administrada. Você só precisa mastigá-la ou chupá-la, seguindo as orientações de seu médico.

Atenção!

Assim que descobrir como suplementar a vitamina B12 para vegetarianos e veganos, é essencial que essas pessoas também fiquem de olho em outros nutrientes. Muitas vezes, esses indivíduos podem apresentar deficiência de zinco, ferro, cálcio, Ômega 3 e demais elementos que estão constantemente presentes em proteínas de origem animal.

Para evitar problemas a médio e longo prazo, a melhor saída é investir em um acompanhamento com um profissional de confiança. Nutricionistas e endocrinologistas não podem ficar distantes da sua rotina de cuidados. Assim, você conseguirá consumir os alimentos que desejar sem comprometer a sua saúde e bem-estar.

Viu só? Com essas dicas, ficou fácil descobrir quais são os alimentos com B12 para veganos e vegetarianos, além dos principais caminhos para não ficar com deficiência dessa vitamina.

Agora que você já está por dentro do assunto, aproveite para conferir a loja virtual da Belt Nutrition e ver os inúmeros itens nutritivos que podem ajudar você a ter mais energia e disposição daqui para frente. Até mais!



Produtos Relacionados