O colágeno é uma substância essencial para quem quer manter a cútis saudável e firme. No entanto, com o passar do tempo e o avanço da idade, o organismo começa a enfrentar uma queda na produção natural de colágeno e fica cada vez mais difícil manter a saúde da pele, o que evita a flacidez e o aparecimento de rugas.

Esse processo de queda começa por volta dos 30 anos de idade e por isso, é importante adotar uma alimentação equilibrada, que forneça os níveis adequados de colágeno para o organismo, utilizar cremes e cosméticos que tenham essa substância ou em alguns casos, iniciar uma suplementação.

Afinal, o que é Colágeno?

É uma proteína que tem como função contribuir com a resistência e estrutura de todo o organismo, além de proporcionar elasticidade e firmeza aos tecidos. Ela forma fibras que dão sustento à pele, unhas, cabelos, cartilagem e tendões.

O colágeno está presente na pele, cartilagem, músculos, ossos e tecido conjuntivo, e sua produção é feita naturalmente pelo organismo, mas também pode ser encontrado em alguns alimentos, cosméticos e suplementos.

Sua importância para a pele:


Para a pele, o colágeno é responsável por conferir resistência e firmeza, prevenindo contra a flacidez e o aparecimento das rugas. No entanto, com o envelhecimento, a pele vai perdendo a capacidade de sintetizar as fibras colágenas, causando a perda de sustentação do tecido e levando ao aspecto envelhecido da mesma.

Manter uma dieta rica em alimentos com colágeno, usar cosméticos que tenham esse ativo ou fazer suplementação  é tão importante para a saúde da pele.

Outros benefícios:

  • Confere resistência aos ossos;
  • Favorece a elasticidade e atua como lubrificante nas articulações;
  • Promove rigidez e força nos tendões;
  • Fortalece os ossos, articulações, unhas e cabelos;
  • Melhora a aparência da celulite;
  • Causa saciedade, contribuindo para a perda de peso.

Onde posso encontrar o Colágeno?

Conforme explicado, o colágeno é produzido naturalmente pelo nosso organismo, mas com o passar do tempo essa produção sofre uma queda. Para suprir essa perda, pode-se consumir o colágeno através da alimentação e da suplementação.

Os alimentos mais ricos em colágeno são os de origem animal, como carnes, ovos, laticínios e gelatina incolor. No caso de vegetarianos, o colágeno pode ser obtido através de uma dieta rica em proteínas vegetais, como cereais e leguminosas.

Nos dois casos é importante que o consumo de colágeno esteja associado a uma dieta equilibrada e rica em vitaminas C, D e E, e minerais como o cobre, selênio e zinco, já que esses nutrientes auxiliam na absorção desta proteína pelo organismo.

Também é possível fazer suplementação de colágeno das mais diversas maneiras, como em pó, cápsulas, shakes, balas, gelatinas e chás. 

Apesar de uma série de cremes e cosméticos de uso tópico conter o colágeno em suas composições, as versões orais são mais eficientes para manter a firmeza da pele.

Recomenda-se nunca ultrapassar a dose indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que é de 9 gramas de colágeno por dia, para indivíduos adultos. E quanto à alimentação, manter uma dieta equilibrada e nunca consumir nenhum alimento em excesso só porque ele é fonte de colágeno.

-

O Colágeno Shot é rico em vitaminas e minerais importantes para a sustentação da pele, cabelos e unhas. Contém em sua formulação a quantidade ideal de Verisol®, peptídeos bioativos de colágeno, que são rapidamente absorvidos, possuem uma elevada biodisponibilidade e foi desenvolvido especialmente para a manutenção da beleza.

Colágeno Shot

A linha de Suplementos Belt Nutrition foi desenvolvida especialmente para atender as necessidades nutricionais de crianças, pacientes bariátricos, atletas, mulheres na menopausa e adultos de todas as idades que buscam uma vida saudável, ou seja, é um grande aliado contra a obesidade. Conheça toda nossa linha de produtos em nosso site: www.beltnutrition.com.br

Fonte: Tudo Ela.