Atualmente, a cirurgia bariátrica é uma das principais indicações para quem deseja tratar a obesidade e ainda não obteve resultados significativos com outros métodos. 

Também conhecida como cirurgia de redução de estômago, o procedimento tem se mostrado altamente eficiente, seguro e capaz de promover resultados positivos a longo prazo. 

No entanto, para alcançar os efeitos desejados é necessário que o paciente siga à risca as indicações médicas. Vale lembrar, que o período pós operatório tende a ser complicado, exigindo uma alimentação correta, muita paciência e o repouso adequado. 

Tudo isso, sem esquecer que o estômago do paciente terá novas dimensões e, logo, será preciso ter cautela até que o seu organismo se adapte completamente. 

Mas, nada de pânico. Com as informações corretas, será possível passar por essa fase com tranquilidade e segurança. Quer saber como? Então, continue com a gente e saiba como garantir uma recuperação impecável após a sua bariátrica. Vem!

Invista em uma alimentação pós cirurgia bariátrica

Sem dúvida, um dos primeiros cuidados a se tomar após a cirurgia, é seguir uma dieta pós bariátrica. Isso mesmo! Como sabemos, esse procedimento promoverá uma redução significativa do estômago, fato que faz com que o órgão sofra mudanças severas e precise de tempo para se adaptar. E a melhor maneira de passar por esse momento, é ingerir os alimentos adequados de acordo com as indicações de um profissional capacitado. 

Segundo especialistas, o ideal é manter uma dieta baseada somente em líquidos por, em média, 30 dias. Após esse período, a alimentação deverá ser pastosa, até que o médico libere o paciente para ingerir alimentos sólidos. 

Aqui, entra o consumo de purês, mingaus, cremes e vitaminas de frutas. 

Também é interessante ingerir muita água mineral e de coco, sucos naturais e chás, a fim de manter o corpo hidratado. 

Ao longo de todo esse caminho, o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Afinal, ele será o responsável por indicar as quantidades adequadas de vitaminas e minerais essenciais para a sua completa recuperação.

Saiba quando ir ao médico 

Além das consultas de rotina para o acompanhamento após a cirurgia bariátrica, é importante que o paciente saiba qual é o momento certo de procurar atendimento. Esse cuidado ajudará a proteger a sua saúde e evitar o surgimento de complicações graves. Veja: 

  • visite o médico, caso esteja vomitando após as refeições mesmo seguindo as recomendações de alimentos e quantidades adequadas para cada período; 
  • caso tenha febre acima de 38ºC; 
  • se o curativo estiver sujo demais, com odor desagradável e apresentar muco;
  • se tiver com muita náusea e não conseguir ingerir nenhum alimento; 
  • caso tenha diarreia severa ou o seu intestino não funcione por mais de uma semana; 
  • quando as dores abdominais estiverem intensas demais e não se aliviarem mesmo após o uso dos medicamentos prescritos. 

Mantenha o corpo em movimento

Além de seguir uma alimentação pós operatório bariátrica, é importante incluir atividades físicas em sua rotina. Normalmente, o médico libera os exercícios 30 dias após a cirurgia com o devido monitoramento. 

Afinal, não é segredo para ninguém que, ao realizar uma atividade física, conseguimos queimar calorias, evitar a perda de massa magra e, de quebra, ter uma boa sensação de bem-estar. Caso contrário, você começará a perder a vitalidade, além de sentir o seu corpo mais fraco e até flácido. 

Obviamente, você não deverá "pegar pesado" cedo demais. A dica é começar aos poucos fazendo sessões de alongamento, ioga, caminhadas progressivas e por aí em diante. 

Em algumas situações, o profissional ainda pode indicar algumas sessões de fisioterapia, para fortalecer tanto as suas funções motoras, quanto respiratórias. 

Realize os exames necessários

Além de seguir uma alimentação pós operatório bariátrica e realizar os exercícios adequados, é muito importante manter a sua rotina de exames e acompanhamento clínico. Com isso, médico e paciente conseguirão notar como o corpo está reagindo após a intervenção cirúrgica. 

Não podemos esquecer que os exames ainda apontam se o indivíduo apresenta deficiência de vitaminas, especialmente, aquelas do Complexo B e os minerais, como o cálcio. 

De tempos em tempos, é recomendado avaliar as condições respiratórias, cardiovasculares e circulatórias, sem deixar de lado os níveis de glicemia no sangue. Este último exame, por sua vez, serve para assegurar que o sistema renal do paciente está funcionando corretamente. 

Faça a suplementação vitamínica adequada

É comum que todo paciente bariátrico tenha que fazer a reposição de vitaminas após o procedimento. Em geral, essa suplementação se inicia entre a 3ª e 4ª semana, a fim de complementar os nutrientes necessários para o organismo. 

Cirurgia bariátrica como e por que suplementar

Mas afinal, por que é necessário adotar esse cuidado? Explicamos: além do indivíduo passar a comer menos, dependendo da técnica utilizada pelo médico, o corpo também começa a apresentar certa dificuldade a absorver alguns nutrientes. 

Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa publicada na Bariatric Surgical Practice and Patient Care, ao menos 73% dos pacientes apresentaram algum tipo de carência nutricional após esse processo. 

Diante disso, o especialista costuma recomendar os seguintes suplementos:

Também ressaltamos que, entre as principais deficiências nutricionais após a bariátrica, está aquela ligada à falta de proteína. 

Por esse motivo, é essencial ter em mente que será preciso investir em uma alimentação proteica adequada e ideal para impedir a perda de massa magra, assim como a queda da imunidade e o enfraquecimento capilar e das unhas.

E aí, após esse post completo você conseguiu entender como é a recuperação após a cirurgia bariátrica? Acredita que vai ser fácil seguir essas recomendações e começar uma vida nova, com mais saúde, ânimo e autoestima? Estamos na torcida! 

Caso você queira continuar acompanhando outros posts como este e se aprofundar no universo fitness, aproveite para seguir a Belt Nutrition no Facebook e Instagram. Nos vemos lá!